A luffa ou bucha é uma boa alternativa às esponjas sintéticas e pode plantá-la no seu quintal.

Luffa

Em vez de utilizar uma esponja de plástico para o banho ou para lavar a louça, cultive a sua própria esponja vegetal.

Este é o conselho do National Trust, uma fundação que cuida dos lugares de interesse histórico e de beleza natural no Reino Unido.

A planta Luffa cylindrica, conhecida como luffa ou bucha, é uma trepadeira da família do pepino e das abóboras, e o seu fruto, depois de seco, é utilizado no fabrico de produtos de banho e limpeza.

A luffa é fácil de cultivar, conta o National Trust. “É preciso algum tipo de estrutura de suporte para ela, mas isso será o que de mais complicado haverá envolvido. Cultivam-se como as courgettes”, disse Bev Todd, da fundação. “Muitas pessoas pensam que a lufa é uma esponja do mar, mas trata-se, de facto, do fruto da Luffa cylindrica.”

Entre as vantagens da esponja vegetal, salienta-se o facto de ser natural e biodegradável, ao contrário das esponjas sintéticas.


Para a produção das esponjas, deixam-se os frutos pendurados na planta e colhem-se quando a pele estiver acastanhada. Depois, remove-se a casca, revelando o interior fibroso do fruto. O fruto descascado é lavado, são-lhe removidas as sementes e é deixado a secar. | Foto: Kevin Yank/Flickr

O National Trust está a cultivar estas plantas na propriedade de Knightshayes, tendo realizado, recentemente, a sua primeira colheita.

Os 30 frutos foram cortados, formando cerca de 50 esponjas, que estão a ser usadas pelos funcionários e voluntários para lavar a louça. As esponjas que vierem a sobrar serão vendidas na loja da fundação.

“Esperamos que o que estamos a fazer em Knightshayes inspire outras pessoas a pensarem em formas criativas e simples de reduzir o impacto quotidiano que temos no ambiente”, afirmou Bev Todd.
1ª foto: National Trust




Subscrever a Newsletter

7 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Adoro para o banho essas buchas são maravilhosas.

    ResponderEliminar
  2. Adoro estas esponjas, já conheço a muito tempo planto todos os anos para uso pessoal.

    ResponderEliminar
  3. Também gostava de obter uma, alguem me pode dizer onde?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  4. Onde se arranjam sementes existe cá em Portugal?

    ResponderEliminar
  5. Uso para o banho. Nunca pensei em usar na cozinha mas gostei da ideia. Infelizmente com o isolamento por causa do covid 19, não posso sair para comprar. Mas assim que puder, farei isso.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.