Portugal 'está a tornar-se no contentor da Europa'.

aterro

O aterro de Sobrado, em Valongo, recebe resíduos de vários países. Este aterro é um dos 11 autorizados a receber lixo do estrangeiro em Portugal.
O aumento da quantidade de resíduos importados tem aumentado o mau cheiro no aterro de Sobrado e levado à contestação da população. Para além deste problema, existe ainda a preocupação devido a uma eventual contaminação das águas.

Os odores deste aterro, localizado a poucos metros de casas, de escolas e de um complexo desportivo, estão a atrair vetores de doenças, como gaivotas, roedores e insetos.

Numa carta enviada ao ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em dezembro, o presidente da Câmara de Valongo critica o facto da taxa de gestão de resíduos cobrada em Portugal ser baixa (9,90 euros por tonelada, em 2019) por oposição à média europeia que varia entre 80 e 100 euros a tonelada.

“Num país que se distingue pelo seu valor patrimonial cultural e ambiental, não se compreende como é que o valor da TGR [Taxa de Gestão de Resíduos] em Portugal se mantém nos níveis mínimos. A dimensão selvagem desta atividade, por desinteresse do Governo, está a converter Portugal num dos caixotes do lixo da Europa”, pode ler-se na carta enviada ao ministro.

De acordo com a Inspeção-Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e do Ordenamento do Território, a Recivalongo, que explora o aterro de Sobrado, foi, em 2019, alvo de processos de contraordenação por incumprimento em matéria de resíduos e águas residuais no aterro.

Em 2012, Portugal recebeu 2084 toneladas de resíduos de outros países e, em 2018, quase 331 mil toneladas de lixo, segundo um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente.

Uma petição com mais de 4000 assinaturas que pede o encerramento do aterro de Sobrado vai ser entregue em fevereiro deste ano.

Subscrever a Newsletter

1 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Nao tem explicação Portugal ter aceitado isso. Não tem. Governozinho de araque.

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.