Menos de um terço dos resíduos plásticos são reciclados na Europa.

Garrafa plástica na Natureza

Em conjunto, os países europeus reciclam menos de um terço do plástico que deitam fora, de acordo com um relatório da empresa de análise Statista.

A produção mundial de plástico tem crescido a um ritmo vertiginoso – de 1,5 milhões de toneladas em 1950 para 359 milhões de toneladas em 2018.

A Europa é responsável pela produção de 60 milhões de toneladas. Cerca de metade deste plástico é transformado em lixo e apenas 30% desses resíduos são reciclados.

Os dados da Statista revelam diferenças acentuadas entre os vários países da União Europeia, no que toca ao tratamento dos seus resíduos. Se na Alemanha, por exemplo, apenas 0,1% das embalagens de plástico acabam nos aterros, em Espanha 38,2% têm esse destino.

Mesmo com as medidas tomadas pela UE com vista à redução da utilização de produtos de plástico de uso único e de embalagens, a Statista defende a necessidade premente “de uma melhor gestão dos resíduos e de uma maior capacidade de reciclagem”.

O relatório também lembra os impactos ambientais negativos da poluição por plástico. Os resíduos deste material fragmentam-se em pedaços muito pequenos que contaminam o ambiente. Estes microplásticos acabam nos oceanos, nos órgãos dos animais marinhos e até na cadeia alimentar humana.

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.