Escócia: baleia encontrada morta com 100 kg de lixo no estômago

Escócia: baleia encontrada morta com 100 kg de lixo no estômago

3 de Dezembro, 2019 0

Cachalote

Um cachalote foi encontrado numa praia da Escócia, no dia 28 de novembro, com mais de 100 quilos de lixo (redes de pesca, cordas, sacos, luvas e copos de plástico) no estômago.

A baleia foi autopsiada por uma equipa da Scottish Marine Animal Stranding Scheme, contudo não ficou claro se os detritos contribuíram para a morte do animal.

“O animal não estava particularmente em más condições e, embora seja certamente plausível que esta quantidade de detritos tenha sido um factor para encalhar, não conseguimos encontrar, na verdade, evidências de que isto tenha afetado ou obstruído o seu intestino”, escreveu a organização no Facebook. “No entanto, ter esta quantidade de plástico no estômago é terrível, deve ter comprometido a digestão e serve para demonstrar mais uma vez os perigos que o lixo nos oceanos e as redes de pesca perdidas ou descartadas podem representar para a vida marinha.”

No mês passado, uma baleia foi encontrada morta na Indonésia com 5,9 quilos de plástico no estômago e, em março, foi encontrada uma baleia nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago.

Lixo encontrado no estômago da baleia

Foto: Scottish Marine Animal Strandings Scheme

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário