Escócia proíbe a venda de cotonetes de plástico

Escócia proíbe a venda de cotonetes de plástico

23 de Outubro, 2019 0

cotonetes com bastão de plástico

Entrou em vigor, na Escócia, a proibição da venda e fabrico de cotonetes com bastão de plástico.

Nos últimos 25 anos, os voluntários da organização Marine Conservation Society retiraram mais de 150 mil pauzinhos de cotonetes das praias escocesas, onde vão parar depois de serem deitadas na sanita.

Entretanto, a maioria dos principais comerciantes do país já começou a substituir estes produtos por versões com bastão em papel.

“Estamos agora a ver a introdução da proibição, que alcançará esses últimos comerciantes e produtores que ainda não fizeram a troca do plástico para o papel”, disse Heather McFarlane, do grupo escocês ambientalista Fidra. “Há anos que vemos as cotonetes de plástico a poluir as praias e são bastante elevados os números que acabam no ambiente.”

“São [resíduos] particularmente perigosos para os animais selvagens. Foram encontrados nas nossas populações de aves nativas e nos intestinos das tartarugas. Só se podem imaginar os danos que causam.”

A WWF também congratulou a medida. “Sabemos que o plástico está a sufocar os nossos mares e a devastar a vida selvagem, com milhões de aves, peixes e mamíferos a morrer todos os anos por causa desta poluição. Os plásticos também estão a chegar aos alimentos que ingerimos e à água que bebemos, por isso, para salvar os nossos oceanos, precisamos de mais medidas ambiciosas por parte dos governos, da indústria e dos consumidores”, afirmou Lang Banks, diretor da WWF Escócia.

Roseanna Cunningham, secretária escocesa do Ambiente, lembrou que o país “continuará a tomar medidas, nos próximos anos, relativamente a outros produtos problemáticos, como parte dos esforços para reduzir os plásticos prejudiciais e os artigos de uso único, proteger o nosso ambiente e desenvolver uma economia circular”.

A proibição das cotonetes de plástico chegará ao resto do Reino Unido no ano que vem, incluindo também as palhinhas e as palhetas de plástico para mexer o café.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário