HomeCarShare: a plataforma que planta árvores por cada reserva

HomeCarShare: a plataforma que planta árvores por cada reserva

23 de Setembro, 2019 0

Piscina

A HomeCarShare é uma plataforma de reservas, idêntica ao Booking ou Airbnb, mas 100% portuguesa, com uma parceria com a Quercus e que recolhe de cada reserva um donativo para a reflorestação de Portugal.

O UniPlanet falou com André Fernandes da HomeCarShare que nos apresentou este projeto.

UniPlanet (UP): Como nasceu a HomeCarShare?


A ideia HomeCarShare nasceu em 2017, enquanto frequentava um Mestrado em Gestão e Estratégia no ISEG e ao mesmo tempo continuava a gestão de Alojamento Local. Com uma conjuntura no sector turístico em Portugal favorável, rapidamente associamos várias ideias que consideramos ter bastante potencial e avançamos com o desenvolvimento da plataforma.

UP: Como funciona?


HomeCarShare é uma plataforma de reservas de Alojamentos de Férias idêntica à Booking.com ou à Airbnb, mas 100% portuguesa; ligamos viajantes que procuram alojamentos de férias a proprietários que os disponibilizam.

Temos cerca de 200 Alojamentos de férias (AL, Hotéis e outros) de norte a sul de Portugal e ilhas! Quem reserva ou anuncia alojamentos de férias em HomeCarShare tem várias vantagens que não são igualadas por nenhuma das plataformas estrangeiras. Consideramo-nos uma plataforma de Turismo Sustentável, baseada no modelo de negócio da Economia da Partilha e Partilha de Rendimentos, onde alojamentos na cidade ou no campo contribuem positivamente para o ambiente e para a sensibilização da população mundial para o enorme impacto que pequenas atitudes podem gerar, queremos ser um exemplo a seguir por todas as empresas das mais variadas atividades económicas.

UP: Querem falar-nos um pouco sobre as preocupações ambientais deste projeto?


Turismo Sustentável:
Criamos uma parceira com a Quercus (Engª Paula Nunes), onde recolhemos donativos em cada reserva efetuada para apoiar a reflorestação de Portugal através do projeto Criar Bosques, o turismo em geral pode plantar milhões de árvores todos os anos. Acreditamos que nos próximos anos seremos capazes de plantar milhares de árvores e ter um impacto significativo a nível da recuperação das florestas portuguesas.

Economia da Partilha:
Divulgamos estabelecimentos de Alojamento Local e outros, promovendo a economia local e dando uso a propriedades que caso não fossem disponibilizadas a turistas não seriam utilizadas mais do que alguns dias por ano e outras que poderiam estar completamente fechadas, sem possibilidade de serem recuperadas pelos proprietários e sem atrair vida para pequenas localidades.
É dada a possibilidade aos proprietários de adicionar a partilha de uma viatura na modalidade de CarSharing, aumentando as horas de utilização da mesma que caso contrário não seria utilizada mais do que umas horas por dia.

Partilha de Rendimentos:
Esta partilha baseia-se no facto de partilharmos com os nossos utilizadores os nossos rendimentos tornando mais vantajoso reservar através de HomeCarShare comparativamente a reservar diretamente com os proprietários, sendo que para o proprietário também é mais vantajoso receber a reserva através de HomeCarShare comparativamente a receber reservas diretas.

HomeCarShare devolve o valor da comissão cobrada por reserva em crédito para utilizar na plataforma (e muito mais!)
Adicionalmente, devolvemos também 100% do valor dos donativos que são efetuados nas reservas em crédito para férias futuras dos doadores, incentivando fortemente a contribuição, divulgação e o apoio das causas que apoiamos.

Motivação:
Criamos este negocio porque acreditamos que algo tem de ser feito para prevenir o aquecimento global e a poluição conjunta que o ser humano produz. Com a conjuntura turística Mundial favorável identificamo-la como uma grande oportunidade para conseguirmos divulgar as nossas ideias e soluções para problemas que todos conhecem, mas que, o que vemos ser feito não tem sido suficiente para alavancar a mudança.

Consideramos que as pequenas ações isoladas não estão a fazer a diferença necessária, então queremos massificar a sensibilização e o apoio às causas que necessitam atenção urgente. Acreditamos que ao incentivarmos fortemente os nossos utilizadores a efetuarem donativos mediante uma recompensa em férias, a motivação para apoiar causas urgentes vai aumentar e os resultados práticos serão eficazes e farão a diferença!

Para nós, não nos interessa que o apoio seja dado apenas porque tem interesse em receber a recompensa, interessa-nos sim os resultados, o impacto real que esse apoio vai criar. Temos esperança que se formos capazes de provar que o conceito funciona de forma rentável para a sociedade em geral e para o ambiente, muitas empresas venham a seguir o nosso exemplo aumentando em muito os resultados reais deste tipo de iniciativas.

Se formos bem-sucedidos podemos dar início à revolução verde a nível global; não podemos continuar a esperar pelos apoios dos governos e pelas lentas iniciativas governamentais.

Com uma vantagem da qual muito nos iríamos orgulhar, colocar Portugal no mapa-mundo no que concerne ao vanguardismo na área do turismo e da revolução verde.

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre a HomeCarShare?


Podem encontrar mais informação no nosso site, no Facebook e no Instagram.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário