O ISEC está a desenvolver uma prancha de surf construída com materiais ecológicos e reciclados e que ainda previne erros de postura.

Prancha

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) está a desenvolver uma prancha de surf construída com materiais ecológicos e reciclados e que ainda previne erros de postura e de falta de equilíbrio de quem pratica este desporto.

"A biomecânica permite associar a destreza dos materiais da prancha com a forma como o atleta se deve posicionar para atingir um maior equilíbrio e melhor postura corporal, do seu corpo e acelerar a sua aprendizagem", explica Mário Velindro, presidente do ISEC.

"Os materiais e a estrutura da prancha já estão a ser trabalhados, assim como o interface homem-máquina, no qual estamos a estudar o envolvimento entre o praticante e o produto."

Mário Velindro prevê que, em 2021, a prancha já esteja pronta para ser comercializada.

"As pranchas das escolas de surf são geralmente poluentes, uma vez que os materiais que as compõem são derivados do petróleo e estas não costumam durar muitos meses", explica Eurico Gonçalves, presidente da Associação de Desenvolvimento Mais Surf (ADMS), da Figueira da Foz, a entidade onde nasceu a ideia deste projeto.

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.