O Irão vai implementar um plano nacional de conservação do leopardo persa, uma subespécie de leopardo em perigo de extinção.

Leopardo

O Departamento do Ambiente do Irão vai implementar um plano nacional de conservação dos leopardos persas, avançou o jornal Tehran Times.

O plano visará a investigação, gestão e acompanhamento dos leopardos no país e incluirá operações de sensibilização do público e de resgate de animais, explicou Arezoo Sane'ei, diretora da Sociedade Especialista em Leopardos Asiáticos.

O leopardo persa (Panthera pardus tulliana) está classificado como “Em Perigo” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN, estimando-se que existam apenas entre 871 e 1290 indivíduos adultos no mundo.

No Irão, a população estimada destes animais é inferior a 500 indivíduos.

Segundo o Departamento do Ambiente, entre 2005 e 2014, 156 leopardos foram mortos no país, quase 20 por ano.

Entre as principais ameaças enfrentadas por estes predadores estão a caça furtiva, a falta de presas e a perda de habitat causada pela desflorestação, incêndios, expansão da agricultura, sobrepastoreio e desenvolvimento de infraestruturas.
Foto: Tambako the Jaguar/Flickr

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.