Um supermercado tailandês está a utilizar folhas de bananeira para embalar os vegetais e assim reduzir o uso de plástico.

Emabalagens de folha de bananeira

O supermercado Rimping, em Chiang Mai, na Tailândia, decidiu utilizar uma alternativa interessante às embalagens de plástico: folhas de bananeira.

O estabelecimento comercial embalou os vegetais nas folhas desta planta, utilizando uma tira flexível de bambu para as atar.

As fotografias que mostram estas embalagens “verdes”, e que rapidamente se tornaram virais, foram tiradas por um funcionário de uma imobiliária local, que quis captar algo que achou “uma ideia fantástica”.

Emabalagens de folha de bananeira
Fotos: Perfect Homes

O Programa das Nações Unidas para o Ambiente estima que haverá 12 mil milhões de toneladas de plástico nos aterros e na natureza até 2050. Alguns dos plásticos de uso único mais frequentemente encontrados no ambiente são as beatas de cigarro (bitucas, no Brasil), as garrafas de água e bebidas, as embalagens alimentares e os sacos de compras.

Emabalagens de folha de bananeira
Emabalagens de folha de bananeira
Fotos: Perfect Homes

As folhas de bananeira já são usadas para acondicionar e preparar comida há muito tempo. Em algumas regiões do México, os “tamales” (um prato tradicional do país) são embrulhados nestas folhas. No sudeste asiático também são usadas na preparação de “lemang” (arroz cozido com leite de coco em bambu).

Emabalagens de folha de bananeira
Fotos: Perfect Homes

Embora o supermercado pareça utilizar plástico para colar a etiqueta ao produto, o método das folhas de bananeira reduz, mesmo assim, significativamente o uso de plástico.

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.