Madrid aprova o fim dos circos com animais selvagens

Madrid aprova o fim dos circos com animais selvagens

4 de Abril, 2019 0

Crianças com urso no circo

O plenário da Câmara Municipal de Madrid aprovou a proibição do uso de animais selvagens em espetáculos de circo. As empresas circenses terão um ano para se adaptarem à nova norma.

O Governo de Manuela Carmena, a autarca de Madrid, considerou que o uso de mamíferos selvagens é “injustificado” e tem “pouco ou nenhum valor educativo, conservacionista e económico”, para além de não respeitar a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

Madrid junta-se assim aos 64 municípios espanhóis que já seguem as recomendações da Federação Veterinária Europeia, segundo a qual os animais selvagens não podem ver satisfeitas as suas necessidades básicas num circo itinerante.

Para além das considerações relativas ao bem-estar animal, estes circos também põem em risco a saúde e segurança públicas, explicou um porta-voz do Governo municipal.

“Não queremos que esta modificação se interprete como um ataque ao circo; a história circense faz parte do acervo cultural, mas, no séc. XXI, por trás das gargalhadas não se pode esconder nunca o sofrimento de nenhum ser vivo, seja ele humano ou animal”, declarou Ignacio de Benito, do Partido Socialista Operário Espanhol, que votou a favor da proibição.

As organizações de proteção animal denunciam as “práticas cruéis” ocultas por trás dos truques que os animais aprendem para entreter o público, e que incluem, por exemplo, a utilização de chicotes, ganchos e até descargas elétricas. Os animais também são submetidos a períodos prolongados de confinamento extremo em camiões e reboques, enquanto são transportados de cidade em cidade.

Segundo uma sondagem de opinião, a maioria dos europeus condena o uso de animais selvagens nos circos. Em Espanha, foram 73% os inquiridos que afirmaram ser contra a prática.

Há cada vez mais cidades e países a proibir os circos com animais selvagens. Portugal juntou-se a esta lista no ano passado, embora a medida só entre em vigor em 2024. O Havai proibiu, no final de dezembro, a importação de animais selvagens perigosos para exibição em circos, celebrações e outros espetáculos públicos.
Foto: Tras los Muros

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário