Cascais lança campanha “O Mar Começa Aqui” – Não deite resíduos nas sarjetas

Cascais lança campanha “O Mar Começa Aqui” – Não deite resíduos nas sarjetas

22 de Março, 2019 0

Cartaz

Cascais lançou a campanha “O Mar Começa Aqui” com o objetivo de sensibilizar a população para não atirar resíduos de qualquer natureza para as sarjetas, uma vez que o lixo ali colocado acaba no mar.

É o caso das beatas, papéis e águas de diversos tipos de lavagens, contendo detergentes e até resíduos provenientes de obras, como tintas e solventes que acabarão a poluir o mar. O correto será deitar os resíduos nos locais apropriados como esgoto (águas de lavagens) e caixotes de lixo, reciclando sempre que possível os papéis, garrafas, embalagens de plástico, tampas, beatas, etc.

Na manhã do dia 22 de março, as equipas da Câmara Municipal de Cascais e Cascais Ambiente estiveram a pintar, junto de cada sarjeta ou sumidouro, frases de sensibilização para esta problemática.

“Percebemos que as pessoas não sabem que estas grelhas, que são as sarjetas e os sumidouros, servem apenas para a água das chuvas. Acham que é esgoto, então há a tendência de atirar todo o tipo de lixo”, disse Soraia Carvalho, diretora do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal de Cascais, explicando que o maior problema “é que as sarjetas têm ligação direta ao mar, portanto achamos que devíamos informar e de uma forma criativa estamos a pintar frases que alertam”, como por exemplo: “O Mar Começa Aqui, Não Despeje, Não Polua”.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário