O intuito da aplicação é auxiliar os portugueses a reciclar mais e melhor.

WasteApp

POR JORGE SÁ | 13 de fevereiro de 2019, 22:00

A associação ambientalista Quercus, em parceria com a Fundação Vodafone Portugal, lançou, a 2 de fevereiro último, a WasteApp, uma plataforma digital que tem em vista ajudar a separar o lixo e a colocá-lo nos ecopontos certos. A ferramenta indica o destino correto de 50 tipologias de resíduos e mostra o local mais próximo onde é possível entregar aparelhos que não podem ser deixados nos contentores de rua, como é o caso dos eletrodomésticos avariados.

O intuito da aplicação é auxiliar os portugueses a reciclar mais e melhor. Nesse sentido, também elucida quais os artigos que podem ou não ir para a reciclagem: as palhinhas e talheres de plástico, por exemplo, não devem ser depositados no contentor amarelo.

“O lançamento desta nova ferramenta reflete o esforço da Quercus em melhorar os níveis de reciclagem em Portugal através da disponibilização de informação e da ajuda prática”, diz a coordenadora da área dos resíduos da Quercus, Carmen Lima, citada num comunicado da organização fundada em 1985 e atualmente liderada por João Branco.

Por dia, cada português produz uma média de 1,32 quilogramas de lixo. Feitas as contas, ao fim do ano trata-se de 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos a que é necessário dar destino. No entanto, somente 16,5 por cento dos resíduos produzidos no país são encaminhados para os ecopontos. Refira-se, ainda, que, na atualidade, a taxa de reciclagem em Portugal cifra-se em 38 por cento.

Esta aplicação, que não requer qualquer registo, está disponível nas versões iOS e Android, para smartphone, tablet e computador, podendo ser descarregada gratuitamente a partir das lojas App Store e Google Play.

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.