E a Ave do Ano é… o pisco-de-peito-ruivo!

E a Ave do Ano é… o pisco-de-peito-ruivo!

14 de Fevereiro, 2019 0

Pisco-de-peito-ruivo

Com o seu peito alaranjado e canto melodioso, o pisco-de-peito-ruivo é uma das aves mais fáceis de identificar em Portugal. É também a Ave do Ano de 2019, escolhida por meio de uma votação online organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), na qual conquistou 63% dos votos.

“Tanto machos como fêmeas cantam durante todo o ano, inclusive de noite junto a candeeiros de rua”, conta a SPEA. “Defendem agressivamente os seus territórios, e fazem o ninho junto ao chão, em sebes por entre as raízes das árvores ou noutros locais em que a entrada do ninho fique escondida.”

Pisco-de-peito-ruivo
Pisco-de-peito-ruivo adulto | Foto: jLasWilson

Os piscos-de-peito-ruivo são comuns em Portugal e podem ser avistados durante todo o ano, tanto em bosques como em jardins e parques urbanos. As regiões onde são mais abundantes variam com a estação do ano.

No sul do país, é mais provável encontrá-los no outono e inverno, quando a população é reforçada pelas aves migradoras vindas do norte da Europa. No norte de Portugal, são mais comuns na primavera e verão.

O peito de cor vermelho-alaranjada é comum aos machos e fêmeas. As aves juvenis, de tom acastanhado, podem ser mais difíceis de identificar.

Pisco-de-peito-ruivo
Juvenil | Foto: Francis C. Franklin/Wikimedia Commons

Apesar de possuir o estatuto de conservação “Pouco preocupante” em Portugal, estas pequenas aves são frequentemente capturadas em armadilhas ilegais para serem vendidas como petiscos em cafés e restaurantes ou para serem mantidas em cativeiro.

É por isso que, se encontrar armadilhas ou outros engenhos ilegais, os deve comunicar ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.

A SPEA promete dar a conhecer, ao longo do ano, mais informações sobre esta ave carismática e sobre as ameaças que ela enfrenta.

Ouça o seu canto:

Ficha do pisco-de-peito-ruivo

Nome Científico
Erithacus rubecula

Ordem
Passeriformes

Família
Muscicapidae

Comprimento
Cerca de 14 cm

Peso
15-21 g

Características
Distingue-se pela mancha ruivo-alaranjada que lhe ornamenta a face, garganta e peito, e que se destaca da restante plumagem acastanhada e acinzentada. O ventre é de um branco sujo. O bico e os olhos são escuros.

Habitat
Ocorre numa enorme variedade de habitats com cobertura arbórea e arbustiva, incluindo bosques, matos, áreas de montado e matas ribeirinhas. Também pode ser visto em jardins e parques de zonas urbanas.

Alimentação
Alimenta-se sobretudo de insetos, aranhas e outros invertebrados, mas também de frutos, bagas e sementes durante o outono e o inverno.

Nº de ovos
4-6 ovos

Incubação
13 a 14 dias

Distribuição geográfica
Europa, partes da Ásia Ocidental e do Norte de África

Estatuto de conservação
Pouco preocupante

Pisco-de-peito-ruivo
Foto: Michael Palmer/Wikimedia Commons | 1ª foto: learningthelight/Flickr

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário