O canal polaco TVN24 divulgou inquietantes imagens de um matadouro na região de Mazóvia que mostravam animais doentes a serem levados para as instalações, onde eram maltratados e abatidos.

Carne

POR JORGE SÁ | 12 de fevereiro de 2019, 21:00

Um lote de 99 quilos de carnes de vacas doentes proveniente da Polónia foi encontrado e encaminhado para destruição antes deste chegar ao mercado português.

Em comunicado difundido no passado dia 31, o Ministério da Agricultura indicou que “a Rede de Alerta Rápido, que integra o sistema de Segurança Alimentar da União Europeia (RASFF - Food and Feed Safety Alerts | Food Safety), emitiu um alerta dando nota da deteção de um lote de carne de vaca sem condições para entrar na cadeia de consumo, com origem na Polónia, tendo como destino um operador retalhista em Portugal”.

“As autoridades nacionais desencadearam de imediato todas as diligências, tendo apreendido a totalidade do lote de carne (99 Kg), que foi encaminhado para destruição”, de acordo com a mesma fonte.

Recorde-se que, no pretérito dia 26, o canal polaco TVN24 divulgou inquietantes imagens de um matadouro na região de Mazóvia, a cerca de 100 quilómetros de Varsóvia: tais filmagens mostram animais doentes a serem levados para as instalações, onde eram maltratados e abatidos, com a sua carne a ser separada em bifes para consumo humano.

A Polónia é um dos maiores exportadores de carne no seio da União Europeia. Produz perto de 560 mil toneladas de carne bovina por ano e vende 85 por cento para o exterior.

Vacas doentes

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.