Lago de Genebra invadido por 50 toneladas de lixo plástico todos os anos

Lago de Genebra invadido por 50 toneladas de lixo plástico todos os anos

3 de Janeiro, 2019 0

Lago

Todos os anos, cerca de 50 toneladas de resíduos plásticos vão parar ao lago Léman (ou lago de Genebra), um dos maiores lagos naturais da Europa Ocidental, localizado entre a Suíça e a França, concluiu um novo estudo, encomendado pela Associação para a Salvaguarda do Léman (ASL).

Apenas 10% do plástico é levado do lago pelo Rio Ródano. A maioria parece acumular-se nos sedimentos do fundo e uma quantidade considerável é ingerida pela fauna, principalmente pelas aves e pelos peixes.

Mais de metade do lixo plástico encontrado no lago todos os anos (30 toneladas) é constituído pelos fragmentos de plástico resultantes do desgaste dos pneus dos automóveis.

O lixo e as embalagens descartadas são a segunda maior fonte de plástico (cerca de 10 toneladas), seguidos pelos plásticos usados nos trabalhos de construção (3,3 toneladas), os microplásticos dos têxteis sintéticos (2,2 toneladas), a tinta para marcação de estradas (0,9 toneladas) e os cosméticos (0,7 toneladas).

Para combater esta poluição, a ASL pediu aos residentes para limitarem o uso de plásticos descartáveis e utilizarem produtos reutilizáveis.

No princípio de 2018, um outro estudo revelou que o lixo plástico que deu à costa no Lago Léman tinha níveis perigosos de bromo e cádmio, o que constitui uma clara ameaça para a vida selvagem. Os investigadores também detetaram concentrações elevadas de mercúrio e chumbo entre o lixo.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário