Havai proíbe os circos com animais selvagens

Havai proíbe os circos com animais selvagens

2 de Janeiro, 2019 0

Urso

Uma semana após New Jersey se ter tornado o primeiro estado norte-americano a proibir o uso de animais selvagens em circos e espetáculos itinerantes, o Havai decidiu seguir o mesmo caminho.

O governador do arquipélago, David Ige, proibiu, no dia 21 de dezembro, a importação de animais selvagens perigosos – incluindo tigres, leões, ursos, lobos, elefantes, rinocerontes, crocodilos e gorilas – para exibição em circos, celebrações e outros espetáculos públicos.

A medida foi saudada com entusiasmo pelas organizações de defesa dos direitos dos animais, que lembraram a história de Tyke, uma elefanta que escapou de um circo para as ruas de Honolulu, em 1994. Depois de ferir mortalmente o seu tratador, a elefanta foi perseguida e abatida pela polícia, acabando por ser alvejada 87 vezes. Desde então, Tyke tornou-se um símbolo na luta contra a utilização de animais nos circos.

“Estas reformas no Havai e em New Jersey tardaram em chegar”, disse Kitty Block, presidente da organização Humane Society dos Estados Unidos. “Os animais em espetáculos itinerantes são submetidos a períodos prolongados de confinamento extremo em camiões e reboques, enquanto são transportados de local em local durante meses a fio.”

“Quando não estão a dar espetáculos, os elefantes são acorrentados ou confinados em pequenos recintos e os grandes felinos são mantidos em jaulas de transporte pouco maiores do que eles próprios. Os animais são sistematicamente privados de exercício e cuidados veterinários adequados ou mesmo do acesso regular a comida e água. Não há necessidade alguma de envolver animais selvagens em qualquer forma de entretenimento ao vivo. Obrigado ao governador Ige do Havai e ao governador Murphy de New Jersey por acabarem o ano com estas grandes reformas”, declarou a ativista.

No mundo, mais de 40 países já proibiram esta prática. Portugal foi um dos mais recentes a fazê-lo, sendo que a medida entrará em vigor em 2024.
Foto: Tras los Muros


Vídeo: Trailer do documentário “Tyke Elephant Outlaw” sobre a vida de Tyke

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário