New Jersey torna-se o 1º estado dos EUA a proibir circos com animais selvagens

New Jersey torna-se o 1º estado dos EUA a proibir circos com animais selvagens

27 de Dezembro, 2018 0

Tigre no circo

New Jersey tornou-se o primeiro estado norte-americano a proibir o uso de elefantes, tigres e outros animais selvagens ou exóticos em espetáculos itinerantes, incluindo circos, paradas, feiras, exposições e outros eventos semelhantes.

O governador Phil Murphy promulgou a lei no dia 14 de dezembro, tendo esta entrado imediatamente em vigor.

A proibição recebeu o nome de “Lei de Nosey”, aludindo a uma elefanta de 36 anos, vítima de negligência e maus-tratos, que foi retirada em 2017 do circo The Great American Family Circus e colocada num santuário para elefantes no Tennessee.

“Tenho orgulho de promulgar a ‘Lei de Nosey’ e de garantir que New Jersey não permitirá que os animais selvagens e exóticos sejam explorados e tratados de forma cruel no nosso estado”, disse o governador num comunicado. “Estes animais pertencem aos seus habitats naturais ou a santuários de vida selvagem, não deviam estar em espetáculos, onde a sua segurança e a segurança de outros fica comprometida.”

A Lei de Nosey foi saudada por inúmeros grupos de defesa dos direitos dos animais, entre os quais a PETA e a Humane Society. “New Jersey é o primeiro estado a proteger os animais selvagens dos maus-tratos inerentes aos espetáculos itinerantes”, disse Brian R. Hackett, da Humane Society. “Há demasiado tempo que os animais selvagens usados em circos são submetidos a treinos cruéis, ao confinamento constante e à privação de tudo o que lhes é natural.”

São cada vez mais as cidades e países a proibir os circos com animais selvagens. Portugal é um dos mais recentes a juntar-se a esta lista crescente. Nos EUA, os estados de Illinois e de Nova Iorque proibiram o uso de elefantes em espetáculos itinerantes no ano passado.


Vídeo: A história de Nosey

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário