Plásticos das estufas abandonados na costa espanhola estão a contaminar o mar

Plásticos das estufas abandonados na costa espanhola estão a contaminar o mar

7 de Novembro, 2018 0

As estufas de Almeria

No último episódio do seu programa “Mediterranean”, transmitido pela BBC, o apresentador britânico Simon Reeve denunciou a poluição por plásticos agrícolas que contamina a costa espanhola.

No leito seco de um rio no sul do país, Simon deparou-se com algo que o deixou sem palavras: a visão de várias camadas de resíduos plásticos enterradas, umas sobre as outras, no solo. Muito deste plástico provém das estufas espanholas que fornecem vegetais e frutas a toda a Europa.

“Quer dizer que, quando mudam o plástico das estufas, não são obrigados por lei a reciclá-lo?”, pergunta, incrédulo, o apresentador a Daniel Rolleri, diretor da organização Ambiente Europeo e especialista em poluição marinha.

A maioria do plástico é abandonada no terreno”, responde Daniel. “O plástico está totalmente integrado no solo, em diferentes camadas.”


Vídeo: Um excerto do 4º episódio do programa “Mediterranean” mostra o problema de plástico que afeta o Mediterrâneo

“É mais barato abandoná-lo?”, questiona Simon Reeve. “Exatamente, para o remover é preciso tempo, é preciso trabalho”, confirma Daniel Rolleri.

A história deste plástico não termina aqui. Pela ação da chuva, os resíduos são arrastados e acabam no mar Mediterrâneo. “É como uma autoestrada direta para o mar”, comenta o diretor da Ambiente Europeo.

O plástico abandonado vai-se fragmentando em pedaços cada vez mais pequenos, os quais são ingeridos por animais marinhos. Acabam, desta forma, na cadeia alimentar.

“Como espécie, posicionamo-nos fora do ambiente”, lamenta Daniel Rolleri. “Quando vemos problemas como este, pensamos: ‘Não faço parte dele. É um problema ambiental’. Agora, está a aproximar-se cada vez mais dos seres humanos. Não está só na cadeia alimentar. Há plástico na água da torneira e no sal.”
Foto: As estufas de Almeria, em Espanha (Yann Arthus-Bertrand)

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário