Uma garrafa de plástico com pelo menos 47 anos foi encontrada numa praia do sul da Inglaterra.

Embalagem de detergente com 50 anos

Uma garrafa de plástico com pelo menos 47 anos foi encontrada numa praia do sul da Inglaterra pela guarda costeira.

A garrafa – uma embalagem de detergente da Fairy – é um testemunho da durabilidade dos resíduos plásticos. Embora sejam produzidas para serem usadas durante pouco tempo, as garrafas de plástico podem demorar 450 anos a decomporem-se.

“Esta garrafa esteve a flutuar nas nossas águas e parece quase nova”, escreveu a guarda costeira de Burnham no seu Facebook. “Ficámos espantados com a quantidade de detritos que deram à costa. É chocante que o lixo consiga resistir e prejudicar a natureza durante tanto tempo.”

A idade da embalagem foi inferida de um desconto legível na mesma (“4d”), que revelou que esta tinha sido vendida antes de o Reino Unido ter introduzido o sistema decimal da libra esterlina, em 1971.

A guarda costeira admitiu que não sabia quanto tempo a garrafa estivera a vagar pelos oceanos, mas salientou que a mesma era “um destaque dos resíduos de plástico que estão a prejudicar o nosso planeta”.

Todos os anos, pelo menos oito milhões de toneladas de plásticos vão parar aos oceanos. Esta poluição é um problema tão generalizado que já foram encontrados microplásticos e microfibras no peixe e no marisco, na água da torneira, mel, açúcar, sal e no ar que respiramos. Ainda pouco se conhece sobre o impacto destas partículas na saúde, após a sua ingestão.

A guarda costeira de Burnham aproveitou a descoberta da garrafa para incitar as pessoas a reduzirem o uso de plástico, a descartarem o lixo nos contentores apropriados e a terem cuidado com o que deitam na sanita, referindo particularmente as cotonetes. Também encorajou os cidadãos a participarem em limpezas de praia.

“Pequenas mudanças levadas a cabo por todos podem fazer uma grande diferença para o nosso belo planeta (...) Por isso façamos a diferença juntos”, convidou a organização.

The recent rough tides have swept in a huge volume of marine debris over the past few days.

Publicado por Burnham Coastguard Rescue Team em Quinta-feira, 4 de Outubro de 2018

Subscrever a Newsletter

1 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Cada vez mais informação e alertas e parece que a indiferença aumenta :\

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.