A Irlanda já tem o seu primeiro café sem plástico.

Café numa caneca

O primeiro café sem plástico da Irlanda abriu no dia 11 de setembro no Instituto de Biociências da Universidade de Cork.

No “Bio Green Café”, todas as garrafas de plástico foram removidas e substituídas por garrafas de vidro e latas. Os clientes também não encontrarão talheres descartáveis, snacks embalados em plástico ou saquetas deste material com molhos.

“Em tempos, disse-se que existia ‘um grande futuro nos plásticos’. Agora sabemos que um futuro sustentável tem de usar recursos renováveis e sustentáveis de forma judiciosa”, disse Patrick O’ Shea, presidente da Universidade de Cork.



Os clientes terão de pagar 10 cêntimos por cada copo takeaway compostável e 40 cêntimos pelas embalagens compostáveis para takeaway.

Os vegetais frescos usados no café, provenientes da quinta da Universidade e de produtores locais, são entregues, diariamente, sem embalagens e em recipientes reutilizáveis, posteriormente devolvidos ao produtor.

No âmbito do programa de sustentabilidade da Universidade, todos os estudantes receberam ainda um copo reutilizável.

Todos os anos, pelo menos oito milhões de toneladas de resíduos de plástico invadem os oceanos. Até 2050, haverá mais plástico do que peixes nos oceanos (por peso).

“Parece-nos que demos um importante passo em frente para inverter o curso das coisas e reduzir o uso de plástico no campus”, disse Michael Gleeson, CEO da KSG Catering, que trabalhou em parceria com a Universidade de Cork para desenvolver o Bio Green Café.

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.