O que acontece ao glitter “biodegradável” que vai pelo ralo até ao mar?

O que acontece ao glitter “biodegradável” que vai pelo ralo até ao mar?

15 de Agosto, 2018 0

Purpurina dentro de frascos de vidro com água do mar

Quando lava a cara ou toma banho para remover o glitter biodegradável da pele, depois de uma festa ou do Carnaval, e este vai pelo ralo até ao mar, o que é que lhe acontece?

A Cornish Plastic Pollution Coalition, uma rede de associações ambientais e de conservação da Cornualha, quis saber a resposta a esta pergunta e decidiu testar três marcas de purpurina biodegradável.

Ao fim de três meses em recipientes abertos com água do mar, expostos à luz do sol e frequentemente agitados, as partículas “não mostraram sinais de se estarem a decompor”, constatou o grupo.

Os três meses correspondem aos 90 dias que os fabricantes afirmam ser o tempo estimado de decomposição deste produto.

“Estes são resultados muito interessantes – costuma-se assumir que ‘biodegradável’ significa ‘amigo do ambiente’, mas, de facto, estes artigos precisam de condições muito específicas para se decomporem, incluindo níveis de oxigénio e temperaturas elevadas e certos microrganismos”, escreveu o Programa Eco-Escolas da Irlanda do Norte no Twitter.

[O glitter biodegradável] é compostável em instalações aprovadas”, explicou a organização Plastic Planet. “Os principais cientistas britânicos de biomateriais ainda não estão a certificar nada como sendo compostável no meio marinho, uma vez que nada deveria ser atirado para o mar. Evitem-no a todo o custo, a não ser que tenham acesso a compostagem especializada.”

Contudo, esta última sugestão da organização levanta algumas dificuldades. “Como é que se recolhe o glitter para se levar a um compostor industrial? Simplesmente não é exequível”, contra-argumentou a #notplastic no Twitter.

A Cornish Plastic Pollution Coalition pretende revelar mais tarde os nomes dos produtos envolvidos na experiência e testar mais marcas presentes no mercado.
Foto: Cornish Plastic Pollution Coalition

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário