Lisboa Limpa: a associação que quer tirar os copos descartáveis do chão da cidade

Lisboa Limpa: a associação que quer tirar os copos descartáveis do chão da cidade

9 de Agosto, 2018 0

Copo reutilizável

Lisboa Limpa é uma associação que oferece uma alternativa inovadora, económica e sustentável aos copos descartáveis, através de um sistema de depósito. Paralelamente, promove atividades em bairros de Lisboa de forma a sensibilizar os moradores para as questões ambientais.

O UniPlanet falou com Bianca Beyer, criadora do Lisboa Limpa, que nos apresentou este projeto.

UniPlanet (UP): Como nasceu o projeto Lisboa Limpa?


O projeto Lisboa Limpa começou em 2015. Enquanto trabalhava na Escola Alemã de Lisboa, comecei a desenvolver atividades pedagógicas junto dos alunos, com o objetivo de sensibilizá-los para o combate ao desperdício.

Os jovens criaram cartazes e panfletos com mensagens a apelar à proteção do ambiente.
Relativamente ao sistema de depósito de copos reutilizáveis, arrancou oficialmente em maio deste ano e tem vindo a crescer exponencialmente, contando já com uma rede com vários bares e espaços espalhados por toda a cidade de Lisboa.

Copo reutilizável a ser enchido

UP: Qual é a missão deste projeto?


O objetivo do nosso projeto é que o maior número possível de pessoas reduzam, reutilizam e reciclam mais, e avancem em direção a uma economia mais circular a uma escala local. Queremos com este projeto que as pessoas vejam o desperdício como um recurso e comecem a valorizá-lo, enviando o mínimo possível para o aterro e obtendo o máximo retorno dele.

Achamos que é fulcral mudar os hábitos de desperdício, reduzindo recursos mas ao mesmo tempo mantendo os bairros limpos, para isso queremos envolver famílias, escolas, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais e outras partes e entidades interessadas.
No caso particular dos copos reutilizáveis, é preocupante o elevado volume de copos que se acumulam por toda a cidade.

Pessoas à volta de uma mesa

UP: Como funciona o sistema de depósito?


Um consumidor dirige-se a um dos bares participantes no projeto Lisboa Limpa e pede uma bebida. Paga o preço da bebida mais 1€ de depósito para o copo reutilizável.
Depois disso pode consumir mais bebidas noutros estabelecimentos participantes, e quando quiser terminar, pode devolver o seu copo num destes estabelecimentos e recuperar o seu 1€.
Os nossos estabelecimentos parceiros até agora são:

  • Crew Hassan
  • Quiosque O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo
  • Renovar A Mouraria
  • Restaurante 4 Estações
  • Café Dias
  • Desterro
  • Cafe Tati
  • Hamburgueria da Parada
  • Uma Pizza Em Companhia
  • Café Esplanada do Miradouro do Monte Agudo
  • Café da Fabrica
  • Tiles Bar

O copo Lisboa Limpa pode ser utilizado muitas vezes e posteriormente ser devolvido em qualquer dos estabelecimentos aderentes.
Cada copo contém um QRcode que aponta o consumidor para o site/mapa Lisboa Limpa onde estão listados os bares parceiros.

Este sistema, para além de ser uma solução bastante sustentável, reduz custos de limpeza da cidade e poupa nos custos de produção de copos descartáveis.
Queremos que a rede continue a crescer de modo a facilitar o processo de devolução e termos cada vez menos copos espalhados nas ruas.

Copo reutilizável

UP: Como podemos apoiar este projeto?


Uma boa forma de apoiarem o projeto é utilizarem os copos reutilizáveis e devolverem-nos nos espaços aderentes, é extremamente importante para o projeto que os copos estejam em circulação.

Como associação sem fins lucrativos, estamos também abertos a receber donativos e voluntários interessados em contribuir para o crescimento deste projeto.

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre a Lisboa Limpa e sobre as atividades?


Podem aceder ao nosso website, assim como ao Facebook.
Lá temos toda a informação disponível e atualizada.
Em breve esperamos ter uma App com os estabelecimentos listados para facilitar a divulação dos copos.

Logo da Lisboa Limpa

Fotos: Cátia Barbosa

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário