Sapato Verde: a primeira sapataria vegan de Portugal

Sapato Verde: a primeira sapataria vegan de Portugal

26 de Julho, 2018 0

Criadores da Sapato Verde

A Sapato Verde é uma loja ética onde podemos encontrar calçado, vestuário e cosméticos ecológicos, vegan, biológicos e provenientes de comércio justo.

O UniPlanet falou com Alexandra Pardal e Mário Curado, os criadores da Sapato Verde, que nos apresentaram este projeto.

UniPlanet (UP): Como nasceu a Sapato Verde?


Num jantar entre amigos e família, falávamos da dificuldade em encontrar no mercado calçado fabricado com materiais alternativos à pele animal. A oferta que existia na altura era maioritariamente por compra em lojas on-line. Na procura de mais informação sobre o tema, percebi que grande parte da produção existente era feita em solo nacional, o que despertou ainda mais a minha vontade de seguir em frente com um negócio que assentasse numa base ecológica, visando a sustentabilidade do planeta onde se poderia encontrar calçado sem qualquer produto de origem animal. E assim, em 2014 nasce a primeira sapataria vegan em Portugal! A Sapato Verde abre em Cascais onde permanece durante 3 anos até mudar as instalações para Lisboa.

Calçado

UP: Que produtos podemos encontrar à venda na vossa loja?


Para além do calçado também podemos encontrar acessórios e cosméticos que seguem a mesma linha dos sapatos: o respeito pelos animais, ética ambiental e proveniente de comércio justo.

UP: É importante para vocês que os produtos sejam vegans?


É imperativo para nós que todos os produtos sejam vegan. Fazemos uma seleção e pesquisa criteriosa de todos os artigos que podem encontrar aqui.

Calçado

UP: Na vossa opinião, o que torna um artigo sustentável?


Na nossa opinião, um artigo sustentável, não é apenas algo ecológico. Tudo tem que ter um equilíbrio, não basta ser contra o uso do plástico porque está a destruir os oceanos e depois comer sardinhas sabendo que chegámos ao ponto em que estão em perigo de extinção, por exemplo. Ou preocuparmo-nos em não usar pele, mas comprar algo que foi feito através de exploração humana. Claro que tudo dentro das possibilidades de cada um. Fazer o nosso melhor por todos e para todos. Sempre com consciência dos nossos atos.

Calçado

UP: Está a decorrer o desafio “julho sem plástico”. Que conselhos dariam a quem quer participar, mas não sabe por onde começar?


Estamos rodeados de plástico. É quase impossível viver sem ele, mas podemos tentar minimizar o seu uso com facilidade no nosso dia-a-dia fazendo escolhas diferentes. Em situações tão simples, como quando compramos frutas e legumes não as colocarmos em sacos de plástico, usando as opções em tecido ou reutilizáveis. Podemos optar sempre por comprar a granel ou embalagens com maior quantidade. Sempre que existirem alternativas ao plástico, optar por esses artigos, como é o exemplo das escovas de dentes e cotonetes de bambu, desodorizante em embalagem de cartão, pasta de dentes em frasquinhos de vidro, recusar palhinhas ou usar as de bambu ou inox, entre muitas outras opções. Com uma pequena alteração de hábitos, podemos fazer muito pelo nosso planeta!

Escovas de dentes de bambu

UP: Deve ser difícil responder a esta questão, mas aqui vai: se fossem recomendar três artigos quais é que seriam?


Recomendamos todos, pois somos clientes da nossa própria loja! 😀
É realmente difícil escolher 3 artigos, mas podemos tentar salientar algumas marcas dentro de cada gama:

  • A marca NAE no calçado, por ser portuguesa, inovadora e apostar na produção nacional.
  • Toda a gama da Hydrophil com artigos de higiene em bambu, pois reúne também os nossos princípios: veganismo, comércio justo e sustentabilidade.
  • Dentro do vestuário temos que dar destaque à NAZ pelo conceito que adoramos e por ser uma marca nacional.

Roupa Nae

UP: Para terminar, onde podemos encontrar mais informação sobre a Sapato Verde?


Para saber mais sobre a Sapato Verde, visite a nossa loja online ou encontre-nos nas redes sociais, como o Instagram ou Facebook.
Também pode encontrar-nos na Eco Vegan Concept Store na Rua das Chagas 31-33 em Lisboa, onde partilhamos o espaço com mais dois projetos Vegan: a mercearia Green Beans e a Dona Flor Café Chiado.

Sapato Verde Logótipo

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário