Panos da Vera: Lutar contra os artigos descartáveis do dia-a-dia com uma máquina de costura

Panos da Vera: Lutar contra os artigos descartáveis do dia-a-dia com uma máquina de costura

10 de Julho, 2018 0

Sacos de rede

“Panos da Vera” é um projeto português que cria artigos reutilizáveis e alternativas ecológicas em tecido para as compras, como sacos de rede para a fruta e legumes, e para as rotinas de beleza e higiene das mulheres, incluindo discos desmaquilhantes, bolsas e pensos higiénicos.

O UniPlanet falou com Vera Martins, a criadora dos Panos da Vera, que nos deu a conhecer este projeto.

UniPlanet (UP): Como nasceu o projeto Panos da Vera?

Desde pequena que lidava com tecidos e gostava de criar, estudei estilismo e modelismo e ainda trabalhei alguns anos na área, em ateliers de noivas e cerimónias onde fazia trabalhos minuciosos e com pormenor, os meus preferidos. O gosto pela costura nunca desapareceu, mesmo quando trabalhava num restaurante vegetariano onde a dada altura passei para part-time para poder também costurar. Fazia sobretudo artesanato, peças decorativas e utilitárias já com aproveitamento de tecidos mas não necessariamente com vertente ecológica.

Comecei a fazer os pensos em 2006 ou 2007 que vendia no ebay sobretudo para o Reino Unido e na loja online do Centro Vegetariano, mas ainda não era um produto muito procurado por cá. Lembro-me que quando uma amiga sugeriu a criação de uma página no Facebook eu lhe respondi sem grande entusiasmo que já existiam muitas páginas de artesanato… Assim os Panos da Vera nasceram de forma casual mas foram crescendo aos poucos até 2015/2016, passando a ter um crescimento muito mais rápido desde aí.

Pensos higiénicos de tecido

UP: Que tipo de artigos cria com a sua máquina de costura?

No início fazia porta-moedas, sacos para compras, mantinhas para a transportadora e até caminhas para animais que dava para leilões solidários. Com o interesse pelos pensos a crescer, estes passaram a representar a maior parte dos artigos vendidos. Mas nessa fase houve ainda tempo para o desenvolvimento de alguns produtos para bebé: slings, toalhitas e sacos impermeáveis. Com a procura crescente pelos artigos reutilizáveis deixei de fazer os saquinhos e bolsas banais e aperfeiçoei-me nestes.

Sendo que eu faço os produtos que vendo, alguns deles apareceram por sugestão de amigas ou clientes: os discos de amamentação surgiram assim, tal como as toalhitas desmaquilhantes ou os sacos de rede.
Ainda foi longo o período no qual aceitava todo e qualquer pedido por encomenda, mas a dada altura deixei de poder prestar toda essa atenção a cada encomenda e alguns artigos deixaram de existir por falta de tempo para tudo.

UP: Está a decorrer o desafio “julho sem plástico”. Que conselhos daria a quem quer participar, mas não sabe por onde começar?

Comprar mais em mercados, feiras ou lojas de rua e menos nos hipermercados. Quem nunca se questionou sobre as caixas plásticas com couve-flor cortada aos pedaços ou outros legumes? Fruta já descascada, cortada e pronta a comer pode poupar tempo e até pode ser útil em casos excecionais, mas não poupa o planeta que é de todos! Demos preferência aos mercados, levemos os nossos sacos para as compras. Esse é um ponto básico não muito difícil de seguir no quotidiano.

Escolhas com impacto muito maior, mas que são também mais desafiantes e parecem impossíveis a algumas pessoas são a alteração de hábitos no que toca aos cuidados do bebé (fraldas e toalhitas descartáveis) e à higiene feminina: o volume de pensos e tampões usados ao longo de 30-40 anos é assustador e os químicos neles usados são prejudiciais à saúde.

Pensos higiénicos de tecido

UP: Os seus artigos são alternativas mais ecológicas a objetos descartáveis do dia-a-dia. Como tem sido o feedback que tem recebido de quem usa os seus sacos nas compras: as lojas estão recetivas ao uso destes sacos de tecido em vez dos sacos de plástico para a fruta e legumes?

Recebo frequentemente feedback muito positivo de quem compra Panos da Vera. O feedback neutro ou negativo tem mais a ver coma falta de hábito inicial ou manuseamento desadequado dos produtos e não com a funcionalidade ou qualidade dos mesmos. Quase todas as pessoas voltam para comprar segunda e terceira vez, mostram às amigas e é também com este passa a palavra de clientes em grupos de Facebook ou artigos em blogs pessoais que o meu trabalho acaba por chegar mais longe. Quando alguém com mais habilidade me diz que se aventurou a fazer os seus próprios pensos ou um saco do pão é com entusiasmo que recebo essa notícia pois significa que essa pessoa tomou consciência do impacto que tem as suas escolhas.

As lojas estão recetivas ao uso de sacos reutilizáveis, tenho inúmeros testemunhos engraçados e encorajadores quer de funcionários de loja quer de outros clientes que abordam alguém a usar sacos de rede com curiosidade.

Há uma cadeia de hipermercados com regras mais apertadas, mas também um hipermercado na Maia que mudou a sua política depois da sugestão de uma cliente apenas!
Nas lojas mais pequenas é garantidamente mais fácil, mas mesmo as grandes empresas já perceberam que têm de acompanhar a tendência do mercado e agradar aos seus clientes.

Sacos de rede

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre os Panos da Vera e encontrar os seus artigos à venda?

Os panos da Vera vendem-se no Facebook e em algumas lojas físicas. De vez em quando sou abordada por lojas interessadas em vendê-los, mas por agora não consigo produzir mais.
Desta forma alguma ajuda neste momento era muito bem-vinda (alguém com máquina de costura na zona do Porto?)

Podem encontrá-los na loja online do Centro Vegetariano e em Vila Real na Porta dos Sentidos, nestes dois pontos apenas até rutura de stock.
Em V. N. de Famalicão na Casa das Milfolhas e em dois locais no Porto: Casa da Horta e Vegana by Tentúgal.

Mas na página do Facebook a informação está sempre atualizada. Vou publicando sobre o estado de produção dos artigos e novas datas para quando estejam disponíveis ou sobre o abastecimento destas lojas. Se estas informações na página forem lidas já é possível ficar a par, poupando-me assim algumas perguntas. Gosto de manter toda essa informação atualizada e assim maximizar o tempo para produzir.

Máquina de costura

Panos da Vera Logótipo

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário