Mãe Natureza: um blog e uma eco loja que nos ajudam a cuidar do ambiente

Mãe Natureza: um blog e uma eco loja que nos ajudam a cuidar do ambiente

31 de Julho, 2018 0

Eco Loja

O blog Mãe Natureza partilha práticas diárias e dicas para tornar o mundo mais saudável, ecológico e sustentável. Na eco loja Mãe Natureza encontramos alternativas aos produtos descartáveis do nosso dia-a-dia.

O UniPlanet falou com Marta Machado, a criadora do blog e da eco loja Mãe Natureza, que nos apresentou este projeto.

UniPlanet (UP): Como nasceram o blog e a eco loja da Mãe Natureza?


Sempre fui uma apaixonada pela Natureza e defensora da preservação do ambiente.
Adoro estar em contacto e comunhão com a natureza e cedo percebi que era necessário tomar medidas para minimizar o dano a que o Planeta está sujeito diariamente.
Na expectativa de ter um papel mais ativo nesta temática segui os meus estudos na área do ambiente e sempre trabalhei nesta área, mas isso ainda não era suficiente.

Quando percebi que no meu dia-a-dia tinha uma série de rotinas de minimização do uso do plástico e que essas interessavam aos meus amigos e familiares, resolvi partilhá-las com quem tivesse interesse. Desta forma surge, há cerca de 1 ano, o blog Mãe Natureza.
Com algum espanto e muita alegria e satisfação o blog cresceu e comecei a ter seguidores interessados em perceber as minhas rotinas e a questionar onde poderiam adquirir os produtos que uso. Esse foi o ponto de partida para o nascimento da Eco Loja Mãe Natureza – Sustentabilidade do Coração.

Cotonetes de bambu

UP: Que produtos podemos encontrar à venda na Eco Loja?


Na Eco Loja podem encontrar produtos alternativos aos plásticos, principalmente aos plásticos descartáveis e alternativas mais saudáveis para o nosso dia-a-dia.
Há utensílios para a cozinha, tais como esponjas e absorventes vegetais e biodegradáveis, talheres de bambu, palhinhas reutilizáveis, detergentes naturais, alternativas aos produtos usados na casa de banho, como as escovas de dentes e os cotonetes em bambu, desmaquilhantes reutilizáveis, pensos rápidos em algodão biológico, copos menstruais, entre tantos outros.

Temos sacos de algodão biológico de imensos tamanhos para irmos às compras e uma vasta gama de artigos de aromaterapia, 100% naturais e biológicos, que podem ser usados como substitutos aos medicamentos da farmácia.
Todos os produtos que se encontram à venda são produtos que nós usamos e que de alguma forma promovem a diminuição da pegada ecológica.

Palhinhas de inox

UP: Achas que os portugueses estão a tornar-se consumidores mais conscientes?


Sem dúvida que sim! Tenho estado presente em muitas eco feiras e festivais de sustentabilidade que têm acontecido no Norte do país e isso tem-me possibilitado o contacto direto com muita gente.
Estou convencida que há efetivamente uma mudança na perceção das pessoas. Há uma consciencialização cada vez maior aliado a um sentido de responsabilidade sobre o estado do nosso planeta.
Tem sido uma partilha de conhecimento muitíssimo interessante e enriquecedora.

Sacos para a fruta

UP: Quais são as características que tens em conta quando escolhes um produto para a tua loja?


Serem artigos produzidos em modo de produção biológica e provenientes de florestas sustentáveis, quando aplicável. Terem o mínimo de plástico possível, e se o tiverem que sejam reutilizáveis e desta forma sirvam para se usar durante muito tempo, com respeito pelo ambiente. Outra questão muito importante é que sejam provenientes de empresas que se preocupem com a ética social.

Cozinha sem desperdício

UP: Está a decorrer o desafio “julho sem plástico”. Que conselhos darias a quem quer reduzir o seu consumo de plástico, mas não sabe por onde começar?


Se houver vontade e predisposição para alterar algumas pequenas rotinas no nosso quotidiano, não voltaremos aos hábitos antigos!
Comecem pelas compras, comprem frutas e legumes em mercado locais e preferencialmente biológicos. Comprem a granel tudo o que possam. É tão simples. Basta andarmos com alguns sacos reutilizáveis na mala e fazemos um enorme sucesso onde quer que vamos! É simples e evitamos tantos sacos de plástico que não servem para nada…

Invistam numa boa garrafa reutilizável para a água. Já não me lembro da última vez que tive que comprar uma garrafa de água descartável!
Se alguns fizerem apenas isto já é um enorme passo na preservação ambiental.

Marta num bosque

UP: Existe algum ou alguns projetos portugueses que te inspirem e que queiras destacar?


Tenho assistido, com muito prazer e satisfação, ao aparecimento de alguns projetos portugueses muito inovadores e diferenciadores. Acho ótimo, pois dão o exemplo e inspiram as pessoas a mudar.
A Maria Granel é um desses projetos. Tão simples, bonito e inspirador. Adoro!
O projeto Fruta Feia é outro dos que aplaudi quando conheci. Assusta-me a quantidade de alimentos que vão para o lixo diariamente e este projeto alertou e tentou melhorar este grande problema.

UP: Para terminar, onde podemos encontrar mais informação sobre a Mãe Natureza?


A Mãe Natureza está online em www.maenatureza.pt e nas redes sociais.
No site encontram o blog, onde continuo a partilhar as minhas rotinas e as alternativas que utilizo para minimizar a pegada ecológica, receitas saudáveis onde não entra o açúcar ou farinhas refinadas e promove o fazer tudo o que se pode em casa, sem ter que se comprar embalado ou processado.

Muito recentemente encontram no mesmo site a Eco Loja da Mãe Natureza, com os artigos que comercializo e as respetivas informações, com a possibilidade de encomenda online.
Podem encontrar-me também em eco festivais e feiras de sustentabilidade com a Eco Loja, ou noutros locais a fazer workshops de alimentação saudável para adultos e bebés, de aromaterapia e de cosmética natural e artesanal.


Mãe Natureza logo
Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário