Babu, a marca portuguesa de escovas de dentes de bambu amigas do ambiente

Babu, a marca portuguesa de escovas de dentes de bambu amigas do ambiente

24 de Julho, 2018 0

Escovas de dentes Babu

A Babu é uma marca portuguesa de artigos em bambu, como escovas de dentes e cotonetes, que são biodegradáveis e amigos do ambiente.

O UniPlanet falou com João Jerónimo, responsável da marca, que nos apresentou este projeto.

UniPlanet (UP): Como nasceu a Babu?


A marca Babu nasce da crença que podemos e devemos criar novas soluções para as atuais necessidades de todos nós. Os produtos que utilizamos diariamente, mesmo aqueles aparentemente mais insignificantes, têm um impacto enorme quando utilizados em grande escala, como é o caso das escovas de dentes e cotonetes, por exemplo.

Nada melhor do que contribuir para a mudança que todos nós queremos ver e vivenciar, começando por disponibilizar produtos já utilizados por nós, mas fabricados com materiais que não coloquem em causa a biodiversidade e preservação do ecossistema.

Escovas de dentes Babu

UP: Que produtos podemos adquirir da vossa marca?


Atualmente, dispomos de escovas de dentes em bambu, com cinco modelos diferentes. Uma para criança, em que a cerda é extra suave. E os restantes quatro modelos em formato adulto, com os seguintes tipos de cerda: extra suave, suave, média e firme.
Por forma a transportar e/ ou guardar as Babu, dispomos também de uma cana de viagem em bambu, que protege e acondiciona a escova.

Introduzimos recentemente cotonetes em bambu e prevemos disponibilizar muito em breve, palhinhas em bambu e inox, que visam o mesmo intuito dos atuais nossos produtos: disponibilizar uma alternativa ecológica e sustentável a um produto que é produzido em larga escala, com um impacto ambiental gigante devido aos resíduos de plástico não reciclado.
Podem ser consultados em maior detalhe no nosso site.

Cotonetes Babu

UP: O que torna o bambu uma matéria-prima tão sustentável?


O bambu é uma planta excelente para que seja utilizado numa variedade de produtos alternativos aos atuais poluentes, não só devido às suas características únicas que permitem a sua aplicação em várias áreas completamente distintas, mas principalmente por ser um recurso altamente renovável pois o bambu é a planta com maior crescimento diário do mundo. A título de curiosidade e para que seja percetível a sua capacidade de desenvolvimento, algumas especiais de bambu chegam a crescer mais de 1 metro em apenas 24h!

É capaz de regenerar após o corte, podendo viver até cem anos e com o tratamento adequado, pode tornar-se um material durável por muitas gerações. Uma matéria-prima renovável, de custo sustentável, com diversas possibilidades de uso, o bambu é assim cada vez mais utilizado na conservação ambiental.

Escova de dentes Babu

UP: As escovas de dentes de plástico habituais são recicláveis?


À semelhança de outros artigos de plástico, elas são suscetíveis de ser recicláveis. Contudo é importante compreender que o plástico é uma matéria-prima mais difícil de aproveitar nesse processo, em comparação com o papel ou vidro, mas não só, o próprio formato da escova de dentes torna mais difícil o processo de aproveitamento na reciclagem dos seus componentes devido à necessidade de uma maior inspeção e triagem. Posto isto e havendo uma alternativa ecológica às escovas poluentes, aconselhamos que seja feita a transição para alternativas sustentáveis como é o caso das Babu, pois as nossas escovas não necessitam logo à partida de qualquer tipo de reciclagem (à excepção das cerdas), bastando simplesmente deixa-las entrar em processo de decomposição.

UP: Três razões para usarmos uma escova de dentes da Babu.


Existem muitas mais do que três razões, mas podemos destacar:

  • Alternativa às tradicionais: É a única verdadeira alternativa às escovas de plástico ao contribuir para a resolução de um problema que nos afeta a todos, pois as escovas tradicionais são responsáveis por toneladas de resíduos todos os anos, causando um impacto ambiental gigantesco.
  • A melhor experiência oral: Os cabos das Babu estão desenhados para se adaptarem perfeitamente à sua mão e boca de modo a que o seu manuseamento seja perfeito no processo de escovagem dos seus dentes, dando-lhe a possibilidade de optar por dois tamanhos: normal e criança. As cerdas das Babu foram especialmente desenhadas para lhe oferecer a melhor experiência de escovagem, protegendo os seus dentes e gengivas ao mesmo tempo que os deixa limpos e saudáveis.
  • Antibacteriano natural: O bambu, como antibacteriano natural que é, tem na sua constituição agentes que previnem a proliferação de bactérias nocivas. É também um material sem porosidade que evita assim a contaminação por fungos e bactérias, contribuindo para que a sua higiene oral seja mais saudável.

Escovas de dentes Babu

UP: Quando uma escova da Babu fica gasta, o que lhe fazemos?


Quando trocar a sua Babu, aconselhamos a cortar as cerdas e colocar no ecoponto. Excetuando as cerdas, todo o resto do material é biodegradável pelo que aconselhamos a colocar a embalagem no ecoponto azul do papel e o próprio cabo pode até enterrar junto a uma árvore, por exemplo.

UP: Está a decorrer o desafio “julho sem plástico”. Que conselhos dariam a quem quer participar, mas não sabe por onde começar?


Pensamos que apesar de parecer uma tarefa difícil quando ouvida pela primeira, de facto não o é, pois atualmente já existem várias alternativas tão boas ou melhores do que aquelas que envolvem plástico. Se a pessoa não sabe como começar, sugerimos algo verdadeiramente simples como passar a utilizar sacos de pano para transportar as compras do supermercado, bem como evitar o máximo possível a utilização de artigos embalados em plástico e que muitas das vezes sem utilidade, como por exemplo os vegetais e frutas vendidos ao peso. Dentro deste contexto, dar preferência a artigos vendidos a granel por forma a evitar embalagens plastificadas e dar uma maior ênfase na utilização de frascos em vidro.
No que à higiene diz respeito, sugerimos que adquira as Babu, pois para além de ser uma alternativa ecológica, passará a ter uma escova bem mais bonita 🙂

Escovas de dentes Babu

UP: Para terminar, onde podemos encontrar mais informação sobre a Babu e comprar os vossos produtos?


Pode encontrar mais informação no nosso website e redes sociais. Bem como junto dos nossos parceiros revendedores dos nossos artigos, que certamente terão toda a disponibilidade e simpatia para dar um aconselhamento mais personalizado se assim for necessário. A consulta dos nossos parceiros pode ser feita aqui.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário