A WATCH THE FRØG é uma marca portuguesa que desenvolveu a nova geração de roupa desportiva, sustentável, vegan, ética e de comércio justo, desenhada para garantir o máximo desempenho do atleta.

Roupa desportiva da WATCH THE FRØG

A WATCH THE FRØG é uma marca portuguesa que desenvolveu uma nova geração de roupa desportiva, sustentável, vegan, ética e de comércio justo, desenhada para garantir o máximo desempenho do atleta, feita com as mais recentes fibras sustentáveis, livre de sofrimento animal e escravatura humana.
Está a decorrer uma campanha de crowdfunding para apoiar a WATCH THE FRØG a dar início à produção da primeira coleção. Vamos ajudar?

O UniPlanet falou com Alexandra Martins, da WATCH THE FROG, que nos deu a conhecer este projeto.


UniPlanet (UP): Como nasceu a WATCH THE FROG?

A WATCH THE FRØG nasceu da vontade intrínseca de dois designers em desenvolver o seu próprio projeto no sector da indústria têxtil desportiva, baseado nos princípios e ideais de cada um enquanto profissionais criativos. Um design para todos, com preocupações éticas e consciência ambiental, um design que de facto contribuísse para a construção de um Planeta mais saudável e justo para todos. É de conhecimento geral que a indústria têxtil é uma das mais nefastas para o Planeta, considerada uma das mais poluentes da atualidade, uma das que mais explora e escraviza mão-de-obra e uma das que mais tortura e mata animais, é também uma das que fomenta e gera mais consumo e consequente desperdício.

Neste sentido, a WATCH THE FRØG foi criada com o objetivo de mudar a forma como quer a indústria quer os atletas observam a roupa desportiva, explorando novas fibras, todas elas sustentáveis, usando matérias-primas isentas de produtos de origem animal e recorrendo exclusivamente a mão-de-obra de empresas portuguesas certificadas e livres de exploração humana. Provar que é possível produzir produtos de elevada qualidade, que respondem a todas as necessidades dos atletas sem comprometer o Planeta é sem dúvida a grande missão da WATCH THE FRØG.



Roupa desportiva da WATCH THE FRØG

UP: Que materiais usam na vossa roupa desportiva?

Nesta primeira coleção que desenvolvemos optamos por trazer para cima da mesa duas principais fibras, que são neste momento das mais inovadoras no mercado das fibras sustentáveis. Falamos do ECONYL (fio de nylon regenerado produzido a partir do resgate de resíduos de nylon como redes de pesca, retalhos de tecidos, carpetes e plásticos industriais presentes em aterros sanitários e oceanos em todo o mundo) e do TENCEL (uma fibra de origem botânica produzida a partir da madeira de eucalipto orgânico de plantações florestais sustentáveis e certificadas). Estas duas fibras reúnem características específicas e ideais para as exigências de qualquer praticante de desporto, tais como a sua leveza, durabilidade, controlo de humidade, propriedades antibacterianas e anti odor, regulação térmica, rápida secagem e elevada respirabilidade.


Roupa desportiva da WATCH THE FRØG


UP: No vosso site, afirmam que é a primeira coleção de roupas desportivas hi-tech, sustentável, ética, vegan e de comércio justo do mundo. Querem explicar-nos um pouco melhor estes conceitos?

A WATCH THE FRØG assenta em 4 pilares essenciais que a distinguem de uma vastidão de marcas desportivas existentes no mercado mundial. Assume-se então como uma marca sustentável, vegan, ética e de comércio justo. Sustentável na medida em que todos os detalhes da marca e dos produtos são pensados para terem o menor impacto ambiental negativo possível, como também para contribuírem para um Planeta mais verde e responsável. Fibras, tintas, etiquetas, packaging, tudo é pensado ao milímetro para que respeite a Natureza e todos os que nela habitam.

Vegan porque rejeita todo e qualquer tipo de sofrimento animal. Na WATCH THE FRØG não existe nenhum componente que provenha de origem animal. Não há beleza no sofrimento, nem justiça enquanto a indústria continuar a usar outros seres para obter lucros.

Éticos no sentido em que todos os produtos da marca são produzidos na sua totalidade em Portugal, recorrendo exclusivamente a mão-de-obra de empresas certificadas e livres de exploração humana. A marca é totalmente contra a exploração e escravização humana que todos os dias é causada pelo grosso da indústria têxtil contemporânea. Todas as peças que não sejam de tecnologia seamless, são produzidas internamente, desde o molde, à confeção e finalizando na estampagem, garantindo assim não só a qualidade dos produtos e dos seus acabamentos como a dignidade dos trabalhadores que as produzem. No sentido de valorizar e respeitar ainda mais o trabalho por detrás de cada peça de roupa, todas as peças da WATCH THE FRØG envergarão a assinatura de quem as costurou. Mais do que saber onde foram feitas, é importante saber quem as fez.

Comércio Justo pois como a expressão indica, a WATCH THE FRØG só trabalha com matérias-primas provenientes de Comércio Justo, mais uma vez por questões que se prendem com o respeito pela dignidade e não exploração de toda a cadeia de produção existente por detrás de cada peça de roupa. Para desmistificar a ideia de que o têxtil sustentável de qualidade aporta um custo elevado e elitista a WATCH THE FRØG pratica preços também eles justos, tornando-se acessível ao maior número de pessoas possível uma vez que só assim se consegue efetuar uma verdadeira mudança nos padrões de consumo, contribuindo assim para a construção de um Planeta mais consciente dos seus atos e do impacto dos mesmos no seu Futuro.

Aliada a estes quatro grandes pilares está a alta tecnologia, particularmente a tecnologia seamless, que permitiu criar peças de qualidade premium, praticamente isentas de costuras, proporcionando um melhor desempenho quer das peças quer dos atletas. Provar que é possível ser sustentável, sem ser de qualidade inferior ou enfadonho, é também um dos grandes objetivos.



Roupa desportiva da WATCH THE FRØG


UP: Como surgiu a ideia de usarem ECONYL?

Um dos grandes flagelos da atualidade é o excesso de resíduos que quer a indústria quer os consumidores produzem diariamente. O Planeta está atolado de lixo, muito dele lixo que permanece na terra e nos oceanos por décadas, centenas ou até milhares de anos. Estes resíduos não só permanecem depositados no nosso Planeta contaminando solos como também matam milhares de animais a todo o momento, principalmente animais marinhos. Mas se temos tanto resíduo, que somos incapazes de nos livrar dele, porque não aproveitar o mesmo, recolhendo-o de onde ele não deveria estar e dando-lhe um novo uso? Foi isto que mais nos chamou à atenção no ECONYL. Poder reaproveitar resíduos, transformando-os novamente e reduzindo a quantidade de lixo depositado nos oceanos e aterros, assim como reduzir o impacto do aquecimento global em até 80% em comparação com o nylon normal. Para além disso é uma fibra bastante resistente que nos permitiu criar peças de roupa com uma excelente durabilidade e ótima performance.


Roupa desportiva da WATCH THE FRØG


UP: Quando chegará ao mercado a vossa roupa desportiva?

A nossa marca chegará oficialmente a todo o Planeta em outubro deste ano através da sua loja online.


Roupa desportiva da WATCH THE FRØG


UP: Vão trabalhar com o RePack. Como funciona esta forma de envio mais sustentável?

O packaging utilizado para os envios das nossas encomendas é também ele uma das nossas grandes apostas. Em parceria com a Repack, proporcionamos uma embalagem toda ela 100% feita de materiais reciclados e concebida para ser reutilizada até no mínimo 20 vezes. A embalagem chega às mãos do cliente que tem a possibilidade de forma gratuita de a devolver aos correios que a enviarão automaticamente de novo para a Repack, que desta forma a voltará a utilizar para futuros envios. Uma embalagem para além de ser zero waste, traz também vantagens ao cliente que com o seu retorno ganha um voucher de 10% ou 10€ de desconto numa compra futura em qualquer uma das lojas parceiras do Repack.


Roupa desportiva da WATCH THE FRØG


UP: Para terminar, está a decorrer uma campanha de crowdfunding para financiarem o vosso projeto. Como podemos ajudar?

Neste momento está a decorrer uma campanha de crowdfunding para podermos dar início à produção da nossa primeira coleção, neste sentido é realmente muito importante a ajuda de todos, não só com partilhas, mas principalmente com apoios que podem ir desde 1€ até aquilo que cada um quiser ou puder investir. Para isso basta acederem ao link da nossa campanha ou acederem ao Indiegogo e procurarem por Anura Xtreme, ficarem a conhecer toda a coleção bem como conceito da marca, e escolher a forma como pretendem apoiar o projeto. Pode ser com uma pré-compra de um dos produtos da nossa coleção ou simplesmente como forma de donativo. Qualquer dúvida que surja nós estamos sempre disponíveis para esclarecer através do e-mail info@watchthefrog.com. A ajuda de todos é essencial para podermos dar vida a este nosso projeto. Nós e o Planeta agradecemos. :)


Roupa desportiva da WATCH THE FRØG

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.