Europa vai ter o seu primeiro santuário para elefantes do circo

Europa vai ter o seu primeiro santuário para elefantes do circo

19 de Junho, 2018 0

elefante asiático

A organização de defesa dos direitos dos animais World Animal Protection juntou-se ao Elephant Haven para abrir aquele que será o primeiro santuário para elefantes do circo na Europa. O santuário será criado em França, na região de Limousin, no centro do país, e algumas instalações estarão operacionais já neste outono.

Até agora, não existia no continente europeu um refúgio onde estes elefantes pudessem viver depois de se reformarem, contam as organizações. “É para nós um imenso prazer proporcionar-lhes um refúgio seguro”, disse Tony Verhulst, cofundador do Elephant Haven. “Os elefantes dos circos merecem um lugar feliz para viverem o resto das suas vidas.”

O santuário possuirá uma plataforma que permitirá aos visitantes e turistas observar os animais, enquanto estes circulam livremente.

A colaboração entre as duas organizações surgiu após a campanha bem-sucedida da World Animal Protection junto ao governo dinamarquês, que anunciou recentemente o seu compromisso para proibir o uso de elefantes nos circos.

Outros 14 países europeus adotaram recentemente proibições semelhantes e muitas delas entram em vigor este ano. Existem atualmente mais de 100 elefantes nos circos europeus.

“À medida que as tão esperadas proibições entram em vigor na Europa, o Elephant Haven (“Refúgio dos Elefantes”) afirma-se como um santuário urgentemente necessário, onde os antigos elefantes do circo serão alojados em segurança”, explicou Steve McIvor, presidente executivo da World Animal Protection.

Estes elefantes viveram uma vida de sofrimento, mantidos em cativeiro e forçados a suportar um treino cruel e intensivo com o propósito de os tornar ‘seguros’ para interagirem com as pessoas e as entreterem”, afirmou.

“O compromisso da Dinamarca para proibir o uso de elefantes nos circos é uma vitória enorme para nós e faz parte de uma reação em cadeia na Europa para pôr fim à miséria e sofrimento destes animais majestosos. O melhor sítio para se ver um elefante é na natureza; o segundo melhor lugar é num santuário de elefantes legítimo”, defendeu Steve McIvor.

O Elephant Haven anunciou ainda que tem planos para se expandir e construir, até 2020, outra instalação que abrigará mais elefantes.


Vídeo: Os circos com animais selvagens em 60 segundos

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário