‘Sê-lo Verde’ para os festivais mais sustentáveis

‘Sê-lo Verde’ para os festivais mais sustentáveis

10 de Maio, 2018 0

Sê-lo Verde

O ‘Sê-lo Verde‘ é uma iniciativa do Ministério do Ambiente, financiada pelo Fundo Ambiental, que se destina a incentivar a adoção de boas-práticas ambientais nos grandes festivais (mais de 5000 participantes). O programa financia medidas nas áreas da “educação”, “emissões”, “recursos” e “energia”.

Algumas medidas que podem ser apoiadas são, por exemplo, o uso eficiente dos recursos, a desmaterialização, a utilização de materiais biodegradáveis, a reutilização (copos e brindes) e a mobilidade partilhada, cooperativa e coletiva.

Podem candidatar-se eventos de entretenimento ao ar livre, em recinto licenciado e com registo de entradas pagas, como festivais de música ou feiras medievais, que não decorram em estruturas edificadas permanentes, como estádios, arenas ou auditórios. Os eventos devem decorrer entre 1 de maio e 30 de setembro e ter duração superior a um dia.

Este ano a iniciativa vai apoiar 71 eventos em todo o país. Em 2018, o Programa Sê-lo Verde tem uma dotação de 600 mil euros, mais 100 mil do que na última edição.

Alguns dos festivais apoiados são o MED (Loulé), o Panda, o Boom Festival (Idanha a Nova), Meo Marés Vivas (Vila Nova de Gaia), Rock in Rio Lisboa 2018, de Arte, Cultura e Ecologia – Fora do Tempo, do Bacalhau (Ílhavo), Nos Alive, Festival de Rua do Fundão e Vodafone Paredes de Coura. Foram também aprovados o Bairro do Intendente em Festa (Lisboa), 28º Expofacic (Cantanhede), Santa Cruz Ocean Spirit, Braga Sounds Better, Queima das Fitas do Porto, a festa do Chicharro (S. Miguel, nos Açores), Expo Bairrada (Oliveira do Bairro) e as Festas da Madalena.

Entre as medidas financiadas, 22 dizem respeito à energia, 15 à redução das emissões, 14 à eficiência do uso de recursos e conservação e 20 à educação ambiental.

Medidas ecológicas

Medidas ecológicas

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário