A iniciativa Guarda-rios apela aos cidadãos da região de Aveiro a visitarem regularmente e verificarem o estado dos rios e ribeiras.

Cartaz

O Núcleo Regional de Aveiro da Quercus lançou a iniciativa Guarda-rios, apelando aos cidadãos da região a visitarem regularmente os seus rios e ribeiras para verificarem o estado de saúde dos ecossistemas, nomeadamente a existência de pesca ilegal; despejo de lixos, entulhos e outros resíduos; alteração ilegal do uso do solo com construções, aterros e abertura ou alargamento de caminhos; despejo de efluentes não tratados e a existência de espécies invasoras como a acácia e a mimosa.

As pessoas devem enviar fotografias e vídeos das situações detetadas para a Quercus Aveiro, localizando os focos de poluição para a recolha de amostras e denúncia pública.

“É inaceitável que se verifiquem situações de incumprimento sistemático de diversas entidades e empresas da região. A fiscalização continua a ser insuficiente e a aplicação de sanções e suspensão ou cancelamento de licenças de descarga, sempre que se verificam situações de incumprimento sistemático, continua a ficar aquém do esperado”, escreveu o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus no Facebook. “Vamos proteger a nossa água! Junte-se a nós! Seja um Guarda-rios!”


Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.