Um Mar de Olhos contra a violência com armas na “March For Our Lives” em Washington

Um Mar de Olhos contra a violência com armas na “March For Our Lives” em Washington

21 de Março, 2018 0

 

No dia 24 de março, milhares de norte-americanos vão sair às ruas de Washington para participar na “March For Our Lives” (Marcha pelas Nossas Vidas), uma manifestação contra a violência com armas organizada depois do tiroteio na escola Marjory Stoneman Douglas, na Flórida.

Krista Suh, uma artista e craftivista da Califórnia e autora do Projeto The Pussyhat, está a partilhar o padrão de tricô do seu novo projeto “Evil Eye Gloves“, de forma a criar “um mar de olhos” durante a marcha e mostrar ao Congresso que as pessoas “estão de olho” neles.

O UniPlanet falou com Krista Suh para ficar a conhecer este projeto.

 

UniPlanet (UP): Como surgiu a ideia para o Mar de Olhos?

Depois da noite das eleições de 2016, tive um sonho com um grupo enorme de mulheres em protesto, com as mãos erguidas, e em cada palma estava um olho. Inicialmente, pensei que poderíamos desenhar estes olhos, mas depois de ter criado o Pussyhat, lembrei-me: “Claro! Podemos tricotá-los”.

 

 

UP: Porque escolheu o símbolo do Evil Eye para a March for Our Lives (Marcha pelas Nossas Vidas)?

Estava à espera do momento certo para lançar estas luvas com os olhos e quando a March for Our Lives foi anunciada pelos estudantes ativistas, sabia que este era o momento certo. Queria apoiar a causa e este olho é um talismã de proteção, que se enquadra perfeitamente no movimento para proteger as crianças, não as armas.

Quando levantamos as mãos, podemos dizer “Para!” com este gesto ou “Já chega!”. As mãos erguidas são um sinal universal para “não disparar”, ou seja, um gesto vulnerável, mas, com os olhos nas luvas, passa a ser também acusador. E é claro que os olhos são um sinal de que as pessoas estão de olhos no Congresso, a história está a observá-los.

 

 

UP: As pessoas de outros países também podem ajudar?

Sim! Vocês podem fazer luvas (de qualquer tipo, tricotando, cortando meias, etc.) e enviarem-nas ou usarem-nas nas vossas cidades para apoiar o projeto. Também podem publicar fotos vossas a usarem-nas por solidariedade com a hashtag #evileyeglove. Já temos pessoas a participar no Canadá, no Reino Unido, na França, na Suíça, em Marrocos, na Tailândia, na Finlândia e em outros países. Podem consultar no mapa do meu site.

 

UP: Onde podemos encontrar o padrão para as luvas?

No site kristasuh.com/evil-eye-glove podem encontrar padrões de tricô, crochê, costura e até sem qualquer costura!

 

UP: De que países já receberam luvas?

Uma mulher da Tailândia enviou-nos luvas logo depois de lançarmos este projeto.

 

UP: Para terminar, onde podemos encontrar mais informação sobre o Evil Eye Gloves Project?

Visitem: kristasuh.com/evil-eye-glove.

 

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário