Portugal: consumo de eletricidade assegurado por energias renováveis durante três dias

Portugal: consumo de eletricidade assegurado por energias renováveis durante três dias

16 de Março, 2018 0

Turbina eólica

O consumo de eletricidade em Portugal Continental foi assegurado integralmente por fontes renováveis durante 69 horas – entre as 16h da tarde de sexta-feira, do dia 9 de março, e as 13h de segunda-feira, do dia 12 de março, um período que coincidiu com a passagem da tempestade Félix.

De acordo com dados da REN (Redes Energéticas Nacionais), a eletricidade de origem renovável produzida naquele período foi de 521 GWh, enquanto o consumo elétrico nacional foi de 408 GWh. O grande destaque vai para as centrais eólicas nacionais, que só por si abasteceram o consumo elétrico em 65 % do período.

“Estes dados reforçam o papel das fontes renováveis no abastecimento fiável e seguro das necessidades elétricas de Portugal”, afirmou a APREN (Associação Portuguesa de Energias Renováveis ).

“Se chuva e vento permitem estes recordes no Inverno, torna-se imperioso fomentar e avaliar as mais-valias do aproveitamento da energia solar fotovoltaica e, assim, assegurar que no Verão também se venham a alcançar contribuições significativas de fontes de energia não emissoras de gases de efeito de estufa”, acrescentou.


Em Portugal, as centrais renováveis (centrais hídricas, eólicas, solares, geotérmicas e térmicas de biomassa) têm produzido anualmente e em média 54 % das necessidades elétricas nacionais, o que permite reduzir as importações de combustíveis fósseis em perto de 750 M€ por ano.

O setor renovável nacional criou um cluster industrial responsável por mais de 56 mil empregos (diretos e indiretos) e por uma exportação de equipamentos (aerogeradores, painéis fotovoltaicos e componentes eletromecânicas) que ascende a 400 M€ por ano.

Fonte: APREN

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário