A Bolota Viva é um projeto que pretende inovar através da criação de novos produtos à base de Bolota.



A Bolota Viva é um projeto que pretende inovar através da criação de novos produtos à base de Bolota, contribuindo para a valorização de uma matéria-prima atualmente desprezada, mas que possui um enorme potencial a nível nutricional, gastronómico, económico e social.

O UniPlanet falou com Marco Cabaço, da Bolota Viva, para ficar a conhecer este projeto.


UniPlanet (UP): Como nasceu a Bolota Viva?

O projeto Bolota Viva começou a ser idealizado em dezembro de 2015, numa altura em que ainda possuíamos um negócio de restauração, e usámos a Bolota como ingrediente de um prato festivo. Nessa altura percebemos a dificuldade que era comprar este produto e começámos a descobrir através de pesquisa na internet, todo o potencial nutricional e gastronómico que esta matéria-prima possuía para o consumo humano, aliado a isto, verificámos também que esta se encontrava quase totalmente por aproveitar e potenciar.





UP: Porque fizeram da bolota o vosso ingrediente de eleição?

O próprio nome do nosso projeto sugere que tudo se relaciona com esta matéria-prima, e fizemo-lo porque esta matéria-prima possui inúmeros benefícios para o ser humano, sustentados por estudos por parte da Faculdade Católica do Porto. A Bolota possui propriedades antioxidantes, possui um perfil lipídico semelhante ao azeite, hidratos de carbono complexos, rica em fibras e ferro, não tem glúten, possui propriedades antimicrobianas, entre outras qualidades.

Para além de todos estes benefícios para o ser humano, a Bolota é ainda um produto muito associado ao consumo animal, e anualmente são desperdiçadas inúmeras toneladas que ficam simplesmente a apodrecer e a germinar nos solos nacionais. A nossa missão é sem dúvida promover as potencialidades da Bolota, alterar a consciência existente sobre o produto e valorizar esta matéria-prima em termos económicos e ambientais, deixando este de ser um subproduto em todos os Montados Alentejanos. Esta matéria-prima poderá ajudar na valorização dos Montados, que são ecossistemas fantásticos e tão próprios do nosso território com clima mediterrânico.






UP: Para além do leite de bolota, que outros produtos têm?

Nós não gostamos muito de lhe chamar leite, mas sim Bebida de Bolota. Para além desta bebida temos também uma Infusão de Bolota Torrada, um Creme de Bolota e o Creme de Bolota e Alfarroba.
Brevemente vamos alargar a nossa oferta de cremes, com um novo creme sem qualquer adição de açúcares e um creme salgado.



UP: Onde podemos encontrar os produtos da Bolota Viva à venda e mais informação sobre o vosso projeto?

Os nossos produtos já se encontram à venda em vários pontos do país, Lisboa, Algarve, Alentejo, mas poderão também encontrá-los em algumas lojas on-line incluindo a nossa. Para mais informações, podem visitar o nosso site, o Facebook e Instagram.



Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.