Conheça as alternativas ao glitter feito de microplásticos, que são uma ameaça para a vida marinha.



Sabia que a maioria do glitter e da purpurina à venda é feita de plástico?
Depois das festas, quando toma banho ou lava a cara para retirar o glitter, os microplásticos vão parar diretamente ao oceano pois são demasiadamente pequenos para serem filtrados pelas ETAR. Os microplásticos são uma ameaça para a vida marinha, não se decompõem e são praticamente impossíveis de ser retirados do oceano.

Em alternativa aos microplásticos, as marcas podem usar mica natural ou mica sintética (synthetic fluorphlogopite), sintetizada em laboratório. Relativamente à mica natural, é preciso lembrar que é um ingrediente que está muitas vezes ligado ao trabalho infantil na Índia.

Faça questão de que todo o brilho que descer pelo ralo da sua casa e for parar ao oceano seja inofensivo para os animais marinhos!


Glitter Glitter



Marca de glitter biodegradável, vegan e artesanal. As embalagens são feitas de plástico reciclado ou vidro. Se devolver 5 embalagens vazias, recebe um produto novo em troca.

Glitra



Purpurina biodegradável à base de celulose de eucalipto, vegan e disponível em 4 cores: turquesa, rosa, ouro e prateado.

Pura bioglitter



Glitter feito à base de algas e minerais, biodegradável e vegan. Como o processo é artesanal, cada lote tem tons únicos.

Shock


Glitter gel, dourado ou prateado com FPS 25. É vegan, hipoalergénico e sai facilmente com água.

Glitter ecológico



Glitter ecológico feito à base de ingredientes naturais. Fácil de aplicar e de remover.

Lá do Mato



São feitos com gomas vegetais provenientes de algas e milho. O verde é obtido da alga spirulina, o amarelo da curcuma, o vermelho e laranja do urucum, o preto do carvão e o roxo da beterraba.

Brilhow



Glitter biodegradável artesanal, feito por duas biólogas marinhas. Existem duas opções: o “escaminha” feito de agar-agar, corantes alimentares e minerais, e um pó mais fino, que é feito de minerais e farinha de arroz.

Cintia Naomi Atelier



Purpurina de algas marinhas e mica, vegan, biodegradável e zero waste.

Com Amor Florinda



Glitter ecológico feito de mica apanhada à mão no Espírito Santo.

Zim Color



De forma a preservar o ambiente sem deixar a diversão e o brilho de lado, a Zim Color lançou o Pó de Estrela: um ecoglitter à base de mica. É lavável, não tóxico, e totalmente livre de plásticos. A mica usada no Pó de Estrela vem de fornecedores internacionalmente certificados.


Aprenda a fazer o seu próprio glitter biodegradável



Conhece uma marca que não está na lista? Entre em contacto connosco aqui.

Subscrever a Newsletter

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.