Pure Waste, a marca finlandesa que produz roupa com algodão 100% reciclado

Pure Waste, a marca finlandesa que produz roupa com algodão 100% reciclado

2 de Janeiro, 2018 0

A Pure Waste é uma marca finlandesa que produz roupa e tecidos ecologicamente sustentáveis com materiais 100% reciclados.

O UniPlanet falou com Reetta Nissinen, da Pure Waste, para ficar a conhecer melhor este projeto.

UniPlanet (UP): Como nasceu a Pure Waste?

A Pure Waste foi fundada em 2010 para apoiar a marca finlandesa Costo, que produz acessórios com os tecidos que sobram da indústria têxtil. Como produziam em quantidades pequenas, os fundadores (Hannes e Anders Bengs, Lauri Köngäs e Jukka Pesola, que se juntou mais tarde) decidiram arranjar uma maneira de produzir tecido reciclado em maiores quantidades.

UP: Agora que conhece bem esta realidade, pode falar-nos um pouco sobre o desperdício têxtil?

Há sempre desperdício nas fábricas, quando se cortam os padrões nos tecidos. Cerca de 3 milhões de toneladas de algodão são desperdiçadas por ano. E isso é material suficiente para fabricar três T-shirts para cada pessoa deste planeta. Cerca de 15% do algodão usado para produzir vestuário é desperdiçado no processo de fabrico – e é aqui que entra a Pure Waste.

UP: Acredita que a moda pode ser sustentável?

Nós não criamos propriamente moda, porque as roupas que produzimos são roupas básicas, que duram ano após ano. Mas alguns dos nossos clientes criam moda. A moda pode nunca chegar a ser 100% sustentável, mas, como faz parte da nossa cultura, provavelmente nunca desaparecerá. A moda pode ser feita de uma forma mais sustentável e nós podemos ter atenção às nossas escolhas para tornar a indústria mais sustentável.

UP: Como reciclam os resíduos têxteis?

A matéria-prima é recolhida, classificada por cor e qualidade, e convertida mecanicamente de novo em fibras. De seguida, misturamo-las com viscose ou poliéster reciclado para criarmos novos fios. A partir daí, o processo é o mesmo que com os materiais virgens, exceto que os nossos fios e tecidos não precisam de ser tingidos, pois as suas cores vêm dos resíduos têxteis.

UP: Acredita que os consumidores, hoje em dia, estão mais preocupados com as questões éticas e ambientais na indústria da moda?

Sim, acreditamos que os consumidores estão conscientes dos problemas na indústria da moda e que pensam duas vezes sobre as decisões de compra que tomam.

UP: O que significa o vosso logótipo?

O nosso logo é um escaravelho, que simboliza os nossos valores – a reciclagem e o renascimento.

UP: Onde podemos encontrar mais informações sobre a Pure Waste Textiles?

Visitem o nosso site para saber mais sobre a nossa empresa e visitem a nossa loja. Se tiverem alguma questão, entrem em contacto connosco através do nosso e-mail: info@purewastetextiles.com.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário