Portland proíbe os circos com animais selvagens e exóticos

Portland proíbe os circos com animais selvagens e exóticos

12 de Janeiro, 2018 0

Leão numa jaula

A câmara municipal de Portland, cidade norte-americana do estado de Maine, votou unanimemente a favor da proibição da utilização de elefantes, grandes felinos e muitos outros animais selvagens em circos e espetáculos itinerantes, citando o tratamento e o “treino draconiano que pode ser cruel e desumano” a que os animais são submetidos.

“Todos reconhecemos o facto de que estas práticas estão obsoletas”, disse o vereador Brian Batson. “Não são só cruéis – são desumanas.”

Portland tornou-se assim a primeira cidade de Maine a proibir a exibição de animais selvagens e exóticos em circos, juntando-se a mais de cem municípios e inúmeros estados que já restringiram o uso destes animais em espetáculos.

“Temos esperanças de que a aprovação deste regulamento na cidade de Portland seja o começo de uma tendência para acabar com a crueldade e exploração dos animais para entretenimento em espetáculos itinerantes por todo o estado”, declarou Val Giguere, da organização Maine Animal Coalition.


Vídeo: Os circos com animais selvagens em 60 segundos

A proibição abrangerá os leões, tigres, zebras, girafas, macacos, elefantes e cangurus, assim como os crocodilos, focas, morsas e tubarões, entre outros, excluindo os cavalos, vacas, cabras, ovelhas e porcos. Os infratores arriscar-se-ão a pagar uma multa de cerca de 400€.

No diploma salienta-se ainda o facto de que alguns dos animais exóticos escapam das suas jaulas e “vagueiam pelas cidades, ameaçando a segurança dos residentes e representando um perigoso desafio para os agentes da polícia que têm de atuar”. Os animais já são usados para entretenimento humano há muito tempo, “mas a aceitação desta prática está a mudar e estes espetáculos são agora vistos como atos de crueldade para os animais em cativeiro neles envolvidos”, diz o texto.

Recentemente, três países europeus – a Itália, a Irlanda e a Escócia – proibiram os circos com animais selvagens.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário