Quinoa Portuguesa: o superalimento de produção 100% portuguesa

Quinoa Portuguesa: o superalimento de produção 100% portuguesa

12 de Dezembro, 2017 0

Quinoa Portuguesa

A Quinoa Portuguesa é um produto de produção 100% portuguesa, fruto do investimento de três jovens empreendedores num projeto que promove um estilo de vida saudável e equilibrado.

O UniPlanet falou com Dora Vaz de Figueiredo para conhecer este projeto.

UniPlanet (UP): Como nasceu a Quinoa Portuguesa?

A ideia da Quinoa Portuguesa surgiu em 2013 quando a FAO elegeu esse ano como o Ano Internacional da Quinoa e um dos fundadores, o Dr. Carlos Conceição, se interessou por este superalimento questionando-se sobre a possibilidade de o cultivar em Portugal. A ele juntaram-se dois dos outros fundadores, Nuno Rodrigues e Filipe Figueiredo, juntos começaram a estudar de que forma a Quinoa poderia ser produzida em Portugal. O passo seguinte foi encontrar um fornecedor de sementes de Quinoa, em França e na Dinamarca encontrámos finalmente fornecedores que nos cederam algumas variedades e que testámos inicialmente na Covilhã. As variedades vingaram pelo que decidimos avançar para o nível seguinte e testar a Quinoa a uma escala maior. Neste ponto juntou-se o outro fundador, Filipe Carvalho, e fizemos várias tentativas de cultivar duas variedades de Quinoa em Barcelos, usando várias técnicas, em várias datas de sementeira. Finalmente em 2016 obtivemos uma colheita com interesse comercial e fundámos a Quinoa Portuguesa.

UP: Onde é cultivada?

A Quinoa Portuguesa é cultivada em Negreiros, freguesia de Barcelos.

UP: Como se cozinha a quinoa?

Lave sempre a Quinoa antes de cozinhar. A Quinoa contém saponinas, uma substância inofensiva que pode dar um travo amargo aos cozinhados. Coloque a Quinoa numa taça com água durante alguns minutos e, depois, passe por água corrente. Repita, se necessário, até a água ficar transparente. Para Cozinhar a Quinoa, deverá adicionar duas medidas de água a ferver para uma de Quinoa. Ou seja, se colocar uma chávena de Quinoa, deve adicionar duas chávenas de água. Depois é só deixar cozinhar durante 12 a 15 minutos ou até a água evaporar. Cuidado para não deixar a Quinoa cozinhar demasiado ou vai ficar com uma consistência mole e empapada. Preste atenção ao aspeto da Quinoa. Quando estiver transparente com umas linhas esbranquiçadas em torno do grão está cozida. Ainda assim, vá provando os grãos para garantir que obtém a consistência desejada. Depois de cozida, pode escorrer a Quinoa para retirar o excesso de água. E, se quiser “dar um toque mais pessoal”, durante a cozedura, tempere a gosto. Pode optar ainda por refogar ligeiramente a Quinoa (depois de cozida) com um pouco de azeite. Desta forma, não só ganha mais sabor como ainda obtém uma textura mais crocante.

UP: Que tipo de pratos podem ser feitos com quinoa?

A Quinoa é um alimento super versátil que pode ser adaptado para inúmeras receitas, dependendo apenas da imaginação do cozinheiro. No nosso site temos várias receitas com Quinoa.

UP: A Quinoa Portuguesa é biológica?

No que se refere à certificação biológica, a nossa Quinoa atualmente à venda não possui esta certificação. No entanto, podemos garantir que não foram utilizados quaisquer produtos fitofarmacêuticos (i.e. pesticidas) na produção desta cultura. Já realizámos análises que comprovam a inexistência de vestígios de mais de 250 pesticidas. A única razão pela qual a nossa Quinoa não foi certificada como agricultura biológica deve-se ao facto de termos utilizado um fertilizante de origem mineral e não de origem orgânica. Nas sementeiras deste ano, temos uma parcela em que estamos a realizar a certificação do modo de produção biológico e esperamos, no próximo ano, ter Quinoa biológica no mercado. Garantimos, assim, que não foram utilizados quaisquer tipos de pesticidas na cultura, inclusive realizámos análises ao grão para despistar qualquer resíduo de pesticidas. Realizámos também análises nutricionais, microbiológicas, glúten e a metais pesados por forma a garantir a segurança do produto.

UP: Quais foram as principais dificuldades que sentiram na produção de quinoa em Portugal?

As principais dificuldades prenderam-se com a falta de informação de como cultivar Quinoa em Portugal dado que, pelo que conseguimos saber, a Quinoa nunca tinha sido cultivada em Portugal com sucesso. As dificuldades incluíram a adaptação do equipamento agrícola disponível para a cultura da Quinoa, a definição da época de sementeira, o controlo de pragas com recurso a técnicas amigas do ambiente e do consumidor, a colheita, a limpeza do grão e também lidar com os imensos custos que tivemos até chegar aqui, não tendo qualquer tipo de apoio ou subsídio.

UP: Onde podemos comprar a Quinoa Portuguesa? Qual é o preço de cada embalagem?

A Quinoa Portuguesa está disponível em embalagens de 500g a um preço de 4,5€. Pode ser adquirida na Loja Online ou nos diversos pontos de venda físicos que já temos em Portugal e que podem ser consultados aqui.

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre a Quinoa Portuguesa?

Na nossa loja online, no Facebook e no Instagram.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário