Oppala – as pranchas de equilíbrio portuguesas em cortiça

Oppala – as pranchas de equilíbrio portuguesas em cortiça

9 de Novembro, 2017 0

Oppala

 

A One Love é uma marca ecológica especializada no surf e em equipamento desportivo. É manufaturada em Portugal a partir de materiais naturais e reciclados, tais como a cortiça e a madeira de agave, através de um processo de confeção de baixo impacto ambiental.

O UniPlanet falou com a equipa do One Love para ficar a conhecer este projeto.

 

UniPlanet (UP): Como nasceu a One Love Eco Sport?

A One Love surgiu com a primeira prancha de surf em madeira de agave ou “pau de pita” que o Carlos Sonderblohm, um dos membros da equipa, produziu. Paralelamente à sua paixão pelo surf e pelo meio ambiente, o nome One Love está também relacionado com um dos seus músicos favoritos, Bob Marley.

A esta equipa uniram-se a Maria Klein e a Sara Valente. Todos nós temos uma preocupação ambiental forte e gosto pelo desporto, sendo o nosso principal objetivo criar equipamentos desportivos utilizando materiais mais ecológicos e a km zero.

 

UP: Como são feitas as vossas pranchas de equilíbrio Oppala? Porque escolheram a cortiça?

A prancha de equilíbrio Oppala é um equipamento manufaturado à mão, constituída por dois componentes principais, uma prancha oval e um cilindro. A prancha é feita em contraplacado de bétula (FCS certificada) revestida por uma camada de cortiça que fornece uma superfície antiderrapante e hipoalergénica.

Ao usar este equipamento com os pés descalços (recomendável) podemos encontrar o nosso centro de equilíbrio de uma forma natural. O peso da prancha e do praticante são suportados por um cilindro maciço de cortiça que adere suavemente ao fundo da prancha. Nas extremidades da parte inferior da prancha estão localizados os “stoppers”, fabricados a partir da reciclagem de pneus de carros que contribuem para absorção dos impactos entre a prancha e o chão evitando sons desagradáveis ou riscos no pavimento. O logótipo é gravado a laser de modo a evitar o uso de vernizes tóxicos para o meio ambiente. Para uma melhor conservação da prancha, aconselhamos a treinar sempre sobre um tapete (de yoga, por exemplo).

A cortiça, proveniente do sobreiro (Quercus suber), é o nosso material de eleição! É um material natural com excelentes propriedades técnicas (resistência, leveza, suavidade e durabilidade) e sustentável no seu método de extração, que não envolve o abatimento de árvores. Ao escolhermos a cortiça nos nossos produtos, valorizamos um ecossistema tão único como o Montado de sobro, que aloja uma grande diversidade de animais e plantas, e prestigiamos os métodos de produção tradicionais e artesanais.

Oppala

 

UP: Para quem recomendam a vossa prancha de equilíbrio e quais são os benefícios associados à utilização da mesma?

A prancha de equilíbrio Oppala é o equipamento perfeito para quem quer melhorar a estabilidade corporal e fortalecer os músculos do tronco (trapézio, coluna e dorso) e membros inferiores, combinando fitness e diversão.

O uso da Oppala para treinar o equilíbrio tem benefícios múltiplos para todas as idades, ou seja, tanto pode ser utilizado como um equipamento recreativo para a família e amigos fazerem jogos de equilíbrio como pode ser uma peça essencial para os amantes do desporto e atletas profissionais. O uso do rolo, de forma individual e com supervisão profissional, é excelente para uma massagem profunda dos tecidos, designada por libertação miofascial, aliviando a tensão e os nódulos musculares.

Os treinos de equilíbrio ajudam a nossa postura, foco, coordenação psicomotora e tempo de reação, tornando-se um equipamento muito apelativo para crianças e adolescentes.

É ideal para os praticantes de desportos de prancha, como os surfistas, longboarders, snowboarders e skaters, melhorarem notoriamente a sua performance e estabilidade corporal, uma vez que conseguem treinar movimentos idênticos a uma situação real. É também um ótimo e desafiante equipamento que pode ser introduzido na prática de fitness, yoga, pilates, entre outras modalidades.

Acima de tudo, ao mesmo tempo que melhoras o teu equilíbrio e fortaleces os músculos estás-te a divertir imenso.

 

UP: Para além da prancha Oppala que outros produtos fazem?

Neste momento, a prancha de equilíbrio Oppala é o nosso primeiro produto completamente desenvolvido e finalizado. Contudo, estamos já a desenvolver novos produtos, sempre tendo a cortiça como o material privilegiado, que esperamos em breve poder lançar no mercado.

 

UP: Onde podemos encontrar mais informação sobre a One Love?

A OneLove pode ser seguida através da nossa página de facebook.
Para saber mais sobre a prancha de equilíbrio Oppala e para quem esteja interessado em adquiri-la, pode-nos também encontrar na loja online Etsy.
Muito em breve também teremos o nosso site disponível.

One Love equipa

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário