Quatro praxes ecológicas em 2017

Quatro praxes ecológicas em 2017

27 de Setembro, 2017 0

Jovens na natureza

Este ano, durante a semana de receção ao caloiro, têm decorrido iniciativas nas várias Universidades focadas nas áreas da responsabilidade social e ambiental.

Alunos da UBI plantam mil árvores na Serra da Estrela

Até ao dia 29 de setembro, cada novo aluno das licenciatura ou mestrados da Universidade da Beira Interior (UBI) vai participar numa campanha de reflorestação das zonas da Serra da Estrela fustigadas pelos incêndios, onde serão plantadas cerca de mil árvores (carvalhos, azinheiras e sobreiros).

“Este ano a UBI decidiu lançar a campanha Um novo aluno = Uma árvore”, contou João Canavilhas, vice-reitor desta universidade.

Alunos do ISCTE recuperam espaços públicos e hortas comunitárias

Na primeira semana na universidade, os caloiros do ISCTE ajudaram a recuperar espaços públicos e hortas comunitárias no Bairro Padre Cruz em Lisboa.
Durante a semana de receção ao caloiro, decorreram outras ações de voluntariado como a limpeza da praia de Torres Vedras, o apoio ao canil da mesma cidade, a remoção de infestantes na serra de Sintra, a assistência de idosos e o acompanhamento a costureiras que preparam roupas para projetos de solidariedade em África.

Limpeza da Ria Formosa

Alunos da Universidade do Algarve limparam a Ria Formosa

No dia 16 de setembro, os caloiros de Biologia Marinha e Biologia da Universidade do Algarve passaram a tarde desse dia a limpar a Ria Formosa, uma atividade inserida na praxe académica.

Ao todo conseguiram evitar que 114 kg de lixo entrassem nos oceanos e colocassem em risco a vida de organismos marinhos e a saúde e segurança humanas.
No dia 20 de setembro, os novos alunos participaram numa iniciativa realizada pelo CIAA (Combate à Indiferença e Abandono Animal) que deu a conhecer o sistema de Famílias de Acolhimento Temporárias (FATs) e o sistema de voluntariado. No final do encontro, os alunos recolheram e doaram ao CIAA 74,5€, que serão utilizados na operação às cataratas do Blind, um dos cães resgatados.

Alunos da Universidade de Coimbra adotam uma planta durante um ano

No dia 20 de setembro, a Universidade de Coimbra deu as boas-vindas aos novos estudantes, no Jardim Botânico, com a iniciativa UC.Plantas, que convidou os novos alunos a adotarem e cuidarem de uma planta durante o ano letivo.
Foram distribuídas oito espécies de plantas da flora portuguesa – carrasco, carvalho negral, medronheiro, pilriteiro, pinheiro manso, sobreiro, tramazeira e zêlha. No fim do ano letivo, a árvore vai ser plantada num espaço verde da região.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário