5 coisas surpreendentes que não sabia que são feitas com produtos de origem animal

5 coisas surpreendentes que não sabia que são feitas com produtos de origem animal

24 de Setembro, 2017 0

Tatuagem

Sabia que os seguintes produtos podem ser feitos com recurso a ingredientes de origem animal?

Tinta para tatuagens

Algumas tintas usadas nas tatuagens são feitas com produtos de origem animal. “Podem conter carvão de origem animal, glicerina derivada de gordura animal, gelatina [derivada da pele, tendões, ligamentos ou ossos de vacas e porcos] e goma-laca de insetos”, conta a PETA.

Se é vegan e quer fazer uma tatuagem, não se esqueça de perguntar à loja se utiliza tintas vegans ou se pode encomendar umas para si. Lembre-se também de verificar os ingredientes dos produtos que vai usar para o cuidado das suas tatuagens durante o tempo de cicatrização.

Pastilhas elásticas (chicletes)

Pastilhas

Muitas marcas de pastilhas elásticas, como, por exemplo, a Trident Splash, contêm gelatina, não sendo apropriadas para vegetarianos. Esta substância, usada também em gomas, é derivada da pele, tendões, ligamentos e ossos de porcos e vacas.

Tenha também atenção à presença de lanolina, ácido esteárico ou glicerina – ingredientes que podem ser feitos a partir de gordura animal – na lista de ingredientes.

“A maioria das pastilhas listam goma base como um dos seus ingredientes, mascarando o facto de que pode haver petróleo, lanolina, glicerina, polietileno, acetato de polivinil, parafina, ácido esteárico e látex entre os componentes”, conta o grupo Vegan Resource. “Devido aos critérios de identidade para artigos como a goma base e os aromas, os fabricantes não são obrigados a listar tudo o que o seu produto leva.”

Cerveja

Cerveja

Normalmente, a cerveja é vegan, mas, em alguns casos, podem ser usados ingredientes como leite ou mel na sua produção.
Outras cervejas são clarificadas com ictiocola, uma cola gelatinosa preparada a partir das bexigas-natatórias de diversos peixes.

Sacos de plástico

sacos de plástico

Muitos produtos de plástico, incluindo os sacos de plástico, contêm químicos que são derivados da gordura animal. Estes químicos evitam que os polímeros se colem ao metal durante a produção e se colem uns aos outros uma vez finalizados.

“Embora os polímeros sejam fabricados a partir de petróleo, os fabricantes de plásticos utilizam, frequentemente, aditivos de origem animal para melhorar as propriedades do material e/ou para ajudar no processamento dos polímeros”, explica a revista Genetic Engineering and Biotechnology News.
Alguns pneus de bicicletas também contêm estes químicos.

Verniz de unhas

Verniz

Os produtos de beleza brilhantes, como o verniz e o batom, podem conter guanina (por vezes identificada na lista de ingredientes como “essência de pérola”), uma das bases do ARN e do ADN. As empresas obtêm-no a partir das escamas dos peixes.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário