República Checa proíbe quintas de produção de peles, salvando 20 000 animais por ano

República Checa proíbe quintas de produção de peles, salvando 20 000 animais por ano

16 de Agosto, 2017 0

Raposa numa jaula

A República Checa tornou-se o 14º país do mundo a proibir por completo as quintas de criação de animais para a utilização das suas peles. Esta medida poupará a vida de cerca de 20 000 raposas e martas por ano, que, de outra forma, passariam as suas vidas em jaulas de dimensões reduzidas e acabariam por ser abatidas com recurso a métodos como o gaseamento ou a eletrocussão.

O projeto de lei tinha sido aprovado, com 132 votos a favor e 9 contra, no parlamento e foi promulgado pelo presidente checo, Milos Zeman, em julho. A nova lei obriga as nove quintas de produção de peles existentes no país a fecharem as suas portas até ao dia 31 de janeiro de 2019.

“A decisão tomada na República Checa (…) salvará, todos os anos, dezenas de milhares de [animais] de vidas curtas e miseráveis em pequenas jaulas de arame e de mortes horríveis”, disse Joanna Swabe, da organização Humane Society International, que tem tido um papel muito ativo na luta contra a crueldade para com os animais na indústria de peles. “Esperamos ver outros países a seguir o exemplo da República Checa.”

Segundo uma sondagem realizada este ano, a nova lei conta com o apoio da maioria da população checa.

“Estamos radiantes com esta decisão. Acreditamos que é o resultado de um desenvolvimento de valores pela Europa, em que a sociedade se está a tornar mais consciente e atenciosa para com aqueles que não se podem defender”, declarou Lucie Moravcova, do grupo checo de defesa dos animais, Svoboda zvirat.

“A nossa sociedade chegou a um acordo de que os animais são seres sencientes, cujas vidas têm valor, e que este valor é mais importante do que os desejos frívolos da indústria da moda”, disse.

Com este passo, a República Checa juntou-se a uma lista crescente de países que já decretaram proibições totais ou parciais das quintas de produção de peles de animais, entre os quais o Japão, a Índia e a Croácia.

Foto: Otwarte Klatki

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário