Roménia proíbe circos com animais selvagens

Roménia proíbe circos com animais selvagens

16 de Junho, 2017 0

Tigre atravessa um anel de fogo num circo

A Roménia é o mais recente país europeu a aprovar uma lei que proíbe o uso de tigres, ursos, elefantes e outros animais selvagens nos circos do país.

Passa a ser ilegal que qualquer animal “nascido em cativeiro ou capturado da natureza” seja usado em espetáculos públicos, de acordo com a proposta de lei que foi aprovada no dia 13 de junho.

Os circos dispõem de 18 meses para obedecer às novas normas e, em caso de incumprimento, os seus proprietários poderão ser alvo de acusações penais, arriscando-se a uma pena de um ano na prisão.

Nenhum tigre, leão, urso ou elefante continuará a sofrer para o entretenimento das pessoas, na Roménia, declarou Magor Csibi, político e diretor da WWF Roménia. A nossa sociedade está a evoluir.”

Há, no entanto, exceções a esta regra: a nova legislação autoriza que os circos exibam alguns animais, como os golfinhos e as aves exóticas, mediante determinadas situações.
A proposta de lei terá de ser assinada pelo presidente Klaus Iohannis antes de entrar em vigor.

Em janeiro, 11 animais – incluindo dois tigres – do Globus Circus em Bucareste morreram num incêndio que deflagrou no edifício onde os animais se encontravam. Este evento, ao qual se seguiu uma campanha pública contra o uso de animais treinados em circos, que recolheu mais de 60 mil assinaturas, foi definitivo para a decisão no parlamento.

“Hoje é um dia importante, não só para os tigres, mas para todos os animais selvagens. Se pensarmos que existem menos de 4000 tigres na natureza, apercebemo-nos da importância da medida que foi agora adotada. Proibir estas atividades reduz um pouco a pressão sobre os animais que vivem na natureza, eliminando a procura do mercado”, disse Magor Csibi.

Foto: Reuters

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário