A vida social dos peixes pode ser fundamental para salvar os recifes de coral

A vida social dos peixes pode ser fundamental para salvar os recifes de coral

30 de Maio, 2017 0

Recifes de coral

Os peixes têm um papel central na proteção dos recifes de coral, ao se alimentarem das algas que podem matar os corais e dominar os recifes quando não são devidamente controladas, diz um estudo da Universidade da Califórnia, em Davis.

Os investigadores avisam que a sobrepesca não só faz desaparecer estes peixes de importância crítica, como também poderá afetar a quantidade de alimento ingerida pelos sobreviventes.

“Embora estes peixes não nadem em cardumes, o nosso estudo mostra que eles se estão a influenciar uns aos outros”, disse Mike Gil, autor do estudo. “Eles comem mais algas quando estão rodeados de outros peixes. Não sabemos porquê, mas provavelmente está relacionado com a segurança dos números. Estes peixes podem entender que a probabilidade de serem mortos por um predador, como um tubarão, diminui quando há mais presas à sua volta.”

Para o estudo, os investigadores montaram um conjunto de câmaras num recife de coral na ilha de Moorea, na Polinésia Francesa. Com estas câmaras, monitorizaram os peixes e analisaram a forma como eles reagem uns aos outros, tanto na presença como na ausência de predadores.

Os investigadores descobriram que os peixes reagem a situações sociais, em grande parte, como nós, copiando-se uns aos outros. Embora os comportamentos copiados possam ser simples, como nadar para um determinado lugar para se alimentarem de algas ou fugirem de um predador, isto torna o comportamento alimentar da comunidade de peixes dos recifes mais complexo do que se pensava.

Segundo os autores do estudo, que foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, estas descobertas sugerem que os modelos preditivos que não têm em consideração a forma como os peixes dos recifes reagem uns aos outros poderão descaracterizar o modo como os recifes de coral reagirão à sobrepesca.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário