Venex, um piso que desacelera carros e cria energia

Venex, um piso que desacelera carros e cria energia

3 de Maio, 2017 0

O Venex, um equipamento que se aplica em estradas, que permite reduzir a velocidade de circulação dos carros e criar energia, está a ser desenvolvido no âmbito do projeto de doutoramento de Francisco Duarte. O arranque de testes de protótipos está previsto para breve.

O equipamento é aplicado através de uma obra de substituição da camada de desgaste da estrada, sendo que o sistema, que combina materiais específicos e uma deformação da própria camada aplicada, faz com que o carro abrande automaticamente sem ação do condutor, sem sofrer oscilações e sem ser necessário travagens bruscas ou desconforto, como acontece com as lombas, explicou Francisco Duarte à Lusa.

Ao extrair a energia cinética do veículo, o Venex (Vehicle energy efficient extractor) vai permitir transformar essa energia da passagem dos carros no piso em energia elétrica, que depois pode ser usada para iluminar a via pública, as passadeiras ou os semáforos.

Francisco Duarte está a finalizar a tese de doutoramento em “Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electrical Energy”, no departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário