Venex, um piso que desacelera carros e cria energia

Venex, um piso que desacelera carros e cria energia

3 de Maio, 2017 0

O Venex, um equipamento que se aplica em estradas, que permite reduzir a velocidade de circulação dos carros e criar energia, está a ser desenvolvido no âmbito do projeto de doutoramento de Francisco Duarte. O arranque de testes de protótipos está previsto para breve.

O equipamento é aplicado através de uma obra de substituição da camada de desgaste da estrada, sendo que o sistema, que combina materiais específicos e uma deformação da própria camada aplicada, faz com que o carro abrande automaticamente sem ação do condutor, sem sofrer oscilações e sem ser necessário travagens bruscas ou desconforto, como acontece com as lombas, explicou Francisco Duarte à Lusa.

Ao extrair a energia cinética do veículo, o Venex (Vehicle energy efficient extractor) vai permitir transformar essa energia da passagem dos carros no piso em energia elétrica, que depois pode ser usada para iluminar a via pública, as passadeiras ou os semáforos.

Francisco Duarte está a finalizar a tese de doutoramento em “Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electrical Energy”, no departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

Comentários
Deixe uma resposta

Your email address will not be published.