A incrível cadeira de rodas subaquática de Sue Austin

A incrível cadeira de rodas subaquática de Sue Austin

26 de Novembro, 2016 0

Sue Austin, ficou paraplégica em 1996, e teve a ideia de criar a primeira cadeira de rodas subaquática do mundo, em 2005, no ano em que aprendeu a fazer mergulho.

“Quando começamos a falar com as pessoas, vários engenheiros disseram que não ia funcionar, que não tinha sido desenhada para andar na água, mas eu tinha a certeza que iria”, disse a artista à BBC.

A cadeira funciona com dois motores de propulsão e é conduzida por uma barbatana acoplada a uma corrente acrílica operada com os pés. Chegar a este resultado não foi fácil, pois não encontravam um veículo de propulsão subaquática para a cadeira de rodas. Até que Sue encontrou um modelo especial para mergulhadores deficientes e decidiu juntar-lhe os dois motores, conta o DN. Para que Austin pudesse controlar o veículo, a equipa envolvida na construção modificou as chapas localizadas atrás dos calcanhares, substituindo-as por uma espécie de barbatana, permitindo-lhe dirigir a cadeira dentro de água.

“Naquele momento veem um objeto para o qual não têm referência, ou que transcende os parâmetros de referência que têm para a cadeira de rodas, têm que pensar de uma forma totalmente nova. E eu acho que esse momento de pensamento completamente novo talvez crie uma liberdade que se espalhe para o resto das vidas de outras pessoas. Para mim, isso significa que estão a ver o valor da diferença, a alegria que proporciona quando, ao invés de nos focarmos na perda ou na limitação, vemos e descobrimos o poder e a alegria de vermos o mundo de novas e empolgantes perspetivas, diz Sue Austin.


TEDxWomen 2012

(Não se esqueça de ativar as legendas)

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário