Pyrosomas, os estranhos visitantes do mar dos Açores

Pyrosomas, os estranhos visitantes do mar dos Açores

9 de Agosto, 2016 0

Pyrosomas

Parecem tubos gigantes insufláveis, os Pyrosomas são na verdade uma colónia de pólipos, pequenos organismos marinhos que partilham tecido entre si e vivem concentrados nestes tubos gelatinosos que podem chegar aos 8 m de comprimento. São semitransparentes, mas têm alguma coloração que resulta da cor do aparelho digestivo dos pólipos. Apesar do tamanho assustador, uma pessoa poderia caber dentro deles, são completamente inofensivos. Alimentam-se de plâncton e servem de alimento a tartarugas e a outros animais marinhos.

Costumam surgir nas profundezas do oceano, mas estão a aparecer em grande número perto da costa no mar dos Açores, um fenómeno que está a ser alvo de um estudo internacional que, numa fase inicial, vai tentar fazer “a identificação genética” dos exemplares que têm surgido um pouco por todo o arquipélago dos Açores.

Se há coisa que nós sabemos em relação aos pyrosomas é que não sabemos nada. Não há ninguém no mundo que tenha tido até hoje oportunidade de desenvolver um estudo aprofundado sobre estas colónias porque são de facto muito, muito desconhecidas”, disse João Pedro Barreiros, biólogo da Universidade dos Açores.

Fonte: Tvi24

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário