Monopólio da reciclagem acaba em 2017

Monopólio da reciclagem acaba em 2017

4 de Agosto, 2016 2

Contentores de reciclagem

O monopólio da Sociedade Ponto Verde, a única empresa em Portugal com autorização para gerir os resíduos de embalagens, termina em janeiro de 2017. O mercado da reciclagem de embalagens vai abrir-se à concorrência com o surgimento da Novo Verde. O Ministério do Ambiente vai atribuir as licenças aos dois operadores em setembro e prevê que ambos comecem a operar em 2017.

O fim do monopólio visa a redução dos custos e do preço de aquisição das embalagens recicladas. Os produtores de embalagens vão passar a comprar os resíduos reciclados por um valor mais baixo, prevendo-se que esta poupança se repercuta no consumidor, segundo a Ambiente Magazine.

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

2 comments on “Monopólio da reciclagem acaba em 2017
  1. Unknown

    Parece-me ser uma boa ideia. Mas a ver vamos, mas espero que seja um incentivo para um sistema de recolha de resíduos de reciclagem bem diferente.

    5 de Agosto, 2016
  2. UniPlanet

    Olá Sónia,

    Normalmente, quando um mercado começa a funcionar, ocorre uma diminuição dos preços e um aumento da inovação. Quando existe um monopólio, a empresa pode fazer os preços que pretende e não necessita de inovar…
    Por isso penso que seja positivo.

    Um abraço,
    Mab

    5 de Agosto, 2016
Deixe um comentário