Carta de 100 Personalidades Contra a Praxe

Carta de 100 Personalidades Contra a Praxe

5 de Julho, 2016 0

Praxe

Uma carta aberta intitulada “Integração no ensino superior: a democracia faz-se de alternativas” subscrita por 100 personalidades, pede aos dirigentes das instituições do ensino superior que criem uma alternativa à praxe.
A carta está disponível online e quem quiser poderá subscrevê-la.

“Instamos todas as equipas dirigentes das universidades, politécnicos, faculdades e escolas superiores a criar, com caráter duradouro, atividades de receção e de integração dos novos estudantes e das novas estudantes, ao longo do ano letivo, que configurem uma alternativa lúdica e formativa às iniciativas promovidas pelos grupos e organizações de praxe, pode ler-se na carta aberta.

“Apelamos também a que as mesmas instituições informem atempadamente e eficazmente todos os novos alunos e todas as novas alunas, (…) de que as atividades de praxe não constituem qualquer espécie de obrigação e que não podem ser prejudicadas de nenhuma forma ou ameaçadas de qualquer maneira por recusarem participar”, refere.

A praxe é um problema social que não pode passar despercebido”, afirmou o deputado do Bloco de Esquerda Luís Monteiro, promotor da iniciativa, salientando que este problema “também precisa de ser debatido na sociedade civil”.

“O objetivo desta iniciativa é um apelo direto aos dirigentes das instituições superiores para criarem uma alternativa à integração dos estudantes que não passe pelo recurso à praxe, salienta Luís Monteiro.

Entre os subscritores contam-se o professor universitário José Adelino Maltez, o militar de Abril Vasco Lourenço, escritores como Luísa Costa Gomes e Miguel Sousa Tavares, os deputados André Silva (PAN), Alexandre Quintanilha (PS), Paula Teixeira da Cruz (PSD), Teresa Caeiro (CDS-PP), o antigo ministro da Saúde e advogado António Arnaut, a atriz Ana Zannatti, a apresentadora Catarina Furtado, o sociólogo André Freire, o músico Miguel Guedes e a cineasta Margarida Gil.

Fonte: Tvi24
Foto: Artur Machado/JN

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário