Califórnia Proíbe Comércio de Marfim

Califórnia Proíbe Comércio de Marfim

18 de Julho, 2016 0

Marfim

Entrou em vigor uma nova lei, assinada pelo governador Edmund G. Brown Jr., que proíbe o comércio de quase todo o marfim no estado da Califórnia, a partir do dia 1 de julho de 2016.

A proibição engloba os dentes e presas de elefante, hipopótamo, mamute, mastodonte, morsa, javali e narval, assim como o chifre de rinoceronte, independentemente de estarem esculpidos, em estado natural ou em pó e de serem provenientes de uma loja ou de uma coleção privada, explica o World Animal News.

Os artigos que contêm marfim passam, assim, a não poder ser comprados ou vendidos, com algumas exceções para as antiguidades e instrumentos musicais que contenham, respetivamente, menos de 5 e 20% de marfim ou de chifre de rinoceronte ou, ainda, para as atividades autorizadas pelo governo.

Embora a venda de marfim seja ilegal desde 1977 neste estado norte-americano, que possui uma longa história de tráfico deste produto nos EUA, a nova lei preenche uma lacuna que permitia a venda de marfim importado antes desta data.

A venda de marfim, chifre de rinoceronte ou de artigos que contenham estes produtos passará a ser punida com multas que poderão ir até aos 45 000€ ou com 1 ano de prisão.

Foto: Environmental Investigation Agency

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário