Valkyrie – A Robô Humanoide da NASA que Será a 1ª a Colonizar Marte

Valkyrie – A Robô Humanoide da NASA que Será a 1ª a Colonizar Marte

8 de Junho, 2016 0

Robô Valkyrie

A NASA está a desenvolver uma robô humanoide para explorar a superfície do planeta Marte, que será enviada em 2030. O projeto é fruto de uma parceria com 4 universidades, 3 universidades norte-americanas e uma escocesa. A robô chama-se Valkyrie (Valquíria) ou Val, tem 1,8 m de altura e 125 kg de peso, anda com duas pernas e é capaz de apanhar objetos com as mãos.

“Val é uma robô humanoide 100% elétrica que a NASA pretende enviar, um dia, para Marte para começar a colonizar o planeta antes da chegada dos astronautas”, explicou Holly Yanco, professora na Universidade de Massachusetts.

“A cabeça da robô possui duas câmaras stereo. Logo no início do projeto, decidimos ligar essas câmaras ao equipamento de realidade virtual Oculus Rift para que a pessoa que controla a robô à distância possa visualizar o que a robô está a ver. A máquina possui sensores de infravermelhos e um sistema semelhante ao do Microsoft Connect. No visor, há um laser rotativo. No corpo da robô, há outras câmaras e também sensores nas mãos e nos pés”, contou Holly Yanco.

“A tecnologia robótica pode ser e vai ser útil para a manutenção dos equipamentos até à chegada dos astronautas. Quando os astronautas chegarem, os robôs terão sido os primeiros a colonizar Marte. Os robôs podem ajudar os astronautas nas missões de exploração em Marte e noutros planetas”, afirmou Taskin Padir, professor na Universidade de Northeastern.




Fontes: Euronews e Sputnik

Robô Valkyrie

Comentários
Siga-nos no Facebook, Instagram e Telegram!

Subscreva a nossa newsletter

[Newsletter Semanal]

Deixe um comentário